Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34213
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho discute as implicações políticas e epistemológicas que envolvem a relação entre historiografia e ensino de história na nossa contemporaneidade. Partiremos do princípio de que desde sua instituição disciplinar os saberes históricos foram se modificando e, consequentemente, proporcionando mudanças no ensino de História. Mudanças que reelaboram não apenas as práticas historiográficas em termos epistemológicos, mas, também as práticas didáticopedagógicas veiculadas na educação escolar. De acordo com essa compreensão, discutiremos as contribuições que o positivismo, o marxismo e a chamada Nova História têm dado para a constituição de metodologias de ensino no Brasil. O nosso objetivo é problematizar as concepções historiográficas que perpassam a produção do conhecimento histórico, o ensino de História e a educação escolar, tendo como parâmetro analítico a inferência das teorias do ensino de história, nas políticas públicas de educação e na educação escolar e priorizando a nossa contemporaneidade. A partir da década de 1990, registrou-se, no Brasil, um conjunto de discussões curriculares que redundou na elaboração e divulgação, pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (1996) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998), os quais se constituíram como referência para que Estados e Municípios promovessem debates e reformulações em seus programas de ensino. As contribuições oriundas da chamada “Nova História” e a sua inferência na efetivação da proposta dos PCNs embora tenham sido bastante discutidas nos últimos anos, sobretudo no que diz respeito a ampliação dos objetos, aos enfoques disponíveis para os historiadores através das novas linguagens utilizadas no ensino, aos problemas que se apresentam no que diz respeito as atividades didáticopedagógica e à relação teoria-prática na produção do conhecimento e na educação escolar se constituem como um campo fértil de debate, uma vez que nos permite vislumbrar articulações discursivas entre as expectativas de aprendizagem em História e as marcas identitárias que o ensino de história potencializa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEnsino de história: paradigmas da história e transformações na educação escolar.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34213-
dc.date.accessioned2024-01-31T10:15:20Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T10:15:20Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectParadigmas da Históriapt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectHistoriografia e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEpistemologia - historiografia e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória do ensino de História - Brasilpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectParadigms of Historypt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.subjectHistoriography and History teachingpt_BR
dc.subjectEpistemology - historiography and history teachingpt_BR
dc.subjectHistory of History teaching - Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFORTUNATO, Maria Lucinete.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching history: paradigms of history and transformations in school education.pt_BR
dc.identifier.citationFORTUNATO, Maria Lucinete. Ensino de história: paradigmas da história e transformações na educação escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1717-1727. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34213pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE HISTÓRIA - PARADIGMAS DA HISTÓRIA E TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfEnsino de história: paradigmas da história e transformações na educação escolar. - Evento II Colóquio Int. de História GT 11 2010134.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.