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dc.description.resumoUma nova fase é inaugurada na historiografia do século XIX, iniciada e guiada pela História Cultural ou pela Nova História Cultural. Esta que categoricamente privilegia os aspectos culturais sociais e amplia a noção de documento como fonte histórica, apresenta um novo e vasto campo de possibilidades de pesquisas. O dialogo com outras disciplinas das chamadas ciências sociais, por meio da apropriação de alguns conceitos surgem como uma das principais características desta vertente historiográfica. A representação como um conceito chave da Nova História Cultural é percebida como uma produção de sentimentos que não se limita apenas em reproduzir uma realidade, mas simultaneamente busca instituir e legitimar o real. Além deste conceito de representação, há também o imaginário, entendido como um sistema que tem por objeto as representações coletivas que constituem o mosaico coletivo das lembranças. Nessa nova perspectiva que renega o herói e a história produzida pelo homem político, grupos marginais que outrora foram excluídos da produção histórica, são agora resgatados a exemplo dos homossexuais vitimados pelo ódio da homofobia, esses crimes se reproduziram em forma de denuncia e foram absorvidas pela sociedade brasileira que em seguida passou então a reproduzir novas imagens e também construir novas representações das lésbicas, dos gays, dos travestis, dos trangêneros e dos bissexuais (GLBT). A minoria ignorada e silenciada foi ao longo do tempo reclamando seu espaço e transformou o gueto em seu lugar social e sua condição ou opção sexual em uma identidade e uma marca defendida com orgulho. O individuo outrora marginal, assume a posição de sujeito e protagonista, resultado de um processo de sentimentos e afinidades com a sociedade que converteu os homossexuais em uma questão que não pode mais ser ignorada e nem tão pouco tratada com indiferença, mas que deve ser discutida, compreendida e explicada, entre outros. A partir dessa perspectiva teórica propomos uma análise do filme DO COMEÇO AO FIM (2009), visto por nós como documento/monumento que propõe uma nova representação das relações homo afetivas. Nesse sentido a metodologia utilizada será a partir dos intertextos teóricos de Chartier, Butler, Green, Foucault, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleDo Começo ao Fim: uma leitura histórica das relações homoafetivas no cinema contemporâneo brasileiro.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34215-
dc.date.accessioned2024-01-31T11:24:10Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T11:24:10Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCinema contemporâneo brasileiropt_BR
dc.subjectFilme Do começo ao Fim - cinema brasileiropt_BR
dc.subjectHomoafetividade - cinema brasileiropt_BR
dc.subjectRelações homoafetivas - cinema brasileiropt_BR
dc.subjectObra fílmica Do Começo ao Fimpt_BR
dc.subjectHistória e cinemapt_BR
dc.subjectCinema e Históriapt_BR
dc.subjectHistória Culturalpt_BR
dc.subjectHomossexuais - representação no cinemapt_BR
dc.subjectBrazilian contemporary cinemapt_BR
dc.subjectFilm From Beginning to End - Brazilian cinemapt_BR
dc.subjectHomoaffectivity - Brazilian cinemapt_BR
dc.subjectHomoaffective relationships - Brazilian cinemapt_BR
dc.subjectFilm work from beginning to endpt_BR
dc.subjectHistory and cinemapt_BR
dc.subjectCinema and Historypt_BR
dc.subjectCultural Historypt_BR
dc.subjectHomosexuals - representation in cinemapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAGUIAR JÚNIOR, Fernando Domingos de.-
dc.creatorNÓBREGA, Elisa Mariana de Medeiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom Beginning to End: a historical reading of same-sex relationships in contemporary Brazilian cinema.pt_BR
dc.identifier.citationAGUIAR JÚNIOR, Fernando Domingos de; NÓBREGA, Elisa Mariana de Medeiros. Do começo ao fim: uma leitura histórica das relações homoafetivas no cinema contemporâneo brasileiro. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1763-1769. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34215pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

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DO COMEÇO AO FIM - UMA LEITURA HISTÓRICA DAS RELAÇÕES HOMOAFETIVAS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfDo Começo ao Fim: uma leitura histórica das relações homoafetivas no cinema contemporâneo brasileiro. - Evento II Coloquio Int. de História GT 11 2010124.31 kBAdobe PDFView/Open


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