Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho teve como foco principal refletir sobre as questões pedagógicas propostas pelos libertários no Brasil no início do século XX. Esse foi um período de intensas transformações nos âmbitos: políticos, sociais e econômicos para a sociedade brasileira. Este pensamento foi analisado no primeiro momento por literaturas especializadas que retrataram o contexto histórico e o tema em questão. Já no segundo momento da pesquisa foram analisados artigos de um jornal operário e anarquista. Esta última fonte foi bastante pertinente para apreender o pensamento libertário. Pois, trata-se de um jornal de grande repercussão na sociedade e no movimento operário. Com o título A Plebe, tendo suas raízes na cidade de São Paulo, resistiu à política autoritária e de repressão aos meus de comunicação entre os anos de 1917 a 1935. Foi um jornal importante para os operários, pois, era visto como um importante veículo para a propagação de um pensamento próprio destes libertários. Uma vez que, este foi um jornal financiado pelos próprios trabalhadores. Então, o objetivo deste trabalho foi perceber a contribuição destes libertários no campo da educação no Brasil. A relevância desta pesquisa consiste em refletir sobre a contribuição destes anarquistas num campo tão importante para a sociedade e num período de tanta contradição política. Para a apreensão deste estudo foram analisados artigos do jornal que tratam sobre o tema da educação. As imagens do jornal A Plebe foram fotocopiadas nos arquivos de Edgar Leuenroth em São Paulo e posteriormente digitalizadas em CD. Então, estes artigos foram sistematicamente organizados em ordem cronológica, mantendo a originalidades dos textos na intenção de uma melhor apreensão do pensamento e dos acontecimentos da sociedade. Dentre os diversos temas debatidos entre os libertários com um diálogo sobre o campo da educação, destacamos: sociedade, igreja, Estado, Escola, criança, professor, trabalho manual e trabalho intelectual, ciência e arte, ensino e prática entre outras concepções sociais. Por fim, podemos compreender que através da leitura destes artigos é possível conhecer uma época importante na formação das instituições brasileiras, levando em consideração outra forma de perceber a sociedade. Tendo então como contribuição teórica um olhar diferente daquele apresentado por literaturas especializadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEducação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34216-
dc.date.accessioned2024-01-31T11:27:24Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T11:27:24Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação e sociedadept_BR
dc.subjectPensamento anarquista - Brasilpt_BR
dc.subjectAnarquismo - Brasilpt_BR
dc.subjectJornal operário e anarquista - Brasil séc. XXpt_BR
dc.subjectLibertários - educação no Brasilpt_BR
dc.subjectJornal a Plebe - imagenspt_BR
dc.subjectHistória da Educação - Brasilpt_BR
dc.subjectEducation and societypt_BR
dc.subjectAnarchist thought - Brazilpt_BR
dc.subjectAnarchism - Brazilpt_BR
dc.subjectWorkers' and anarchist newspaper - Brazil 19th century. XXpt_BR
dc.subjectLibertarians - education in Brazilpt_BR
dc.subjectJornal a Plebe - imagespt_BR
dc.subjectHistory of Education - Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Denise Cristina.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation and society: an analysis of anarchist thought in Brazil at the beginning of the 20th century.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Denise Cristina. Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1782-1792. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34216pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE - UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO ANARQUISTA NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfEducação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. - Evento II Coloquio Int. de História GT 11 2010119.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.