Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34217
Title: Interdisciplinaridade na educação básica: uma experiência no mundial colégio e curso em Natal/RN.
Other Titles: Interdisciplinarity in basic education: an experience at a global school and course in Natal/RN.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Aline Cristina da Silva.
AZEVEDO, Crislane Barbosa de.
Keywords: Interdisciplinaridade - educação básica;Mundial Colégio e Curso - Natal-RN;Ensino de História - ensino fundamental;Influência mútua - ensino de História;Interdisciplinarity - basic education;Mundial College and Course - Natal-RN;Teaching History - elementary school;Mutual influence - History teaching
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Aline Cristina da Silva; AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Interdisciplinaridade na educação básica: uma experiência no mundial colégio e curso em Natal/RN. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1770-1776. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34217
???metadata.dc.description.resumo???: As propostas curriculares para o ensino de história, dentro dos padrões mais atualizados, preocupam-se em analisar os conteúdos por meio da problematização e contextualização das temáticas. Ou seja, uma abordagem que privilegia o mundo cultural do aluno e, portanto, exige do professor um diálogo mínimo com outras áreas do conhecimento. Neste sentido, analisamos uma experiência realizada com os alunos dos 6º anos do Mundial Colégio e Curso, na qual os principais objetivos eram estabelecer métodos de ensino que facilitassem a aprendizagem da “Préhistória” aproximando os alunos de tal conteúdo, e também refletir sobre a importância do trabalho Interdisciplinar no Ensino de História. Para tanto, nos embasamos em teóricos como David Ausubel, Marlí André e Ivani Fazenda. Trabalhamos com a perspectiva da influência mútua entre os alunos e a interdisciplinaridade como fundamentos para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais sólida e significativa. Partimos do pressuposto que cada disciplina possui especificidade e que estas são insuficientes para a compreensão de determinados temas. Deste modo, as mesmas se agrupam coordenadas por uma disciplina “orientadora”, a fim de resolver problemas superiores. A interdisciplinaridade supõe, portanto, articulação voluntaria e interesse comum dos profissionais envolvidos para que o resultado final seja favorável aos objetivos propostos. Para tanto, analisamos também o papel dos professores na realização e resultado do projeto. O qual abrangeu as disciplinas de Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa. Tendo como temas geradores “A pré-história e o espaço geográfico”, “A linguagem não-verbal” e “As primeiras técnicas de pintura”. O referido projeto foi dividido em três etapas. No primeiro momento os docentes discutiram e realizaram atividades que giravam em torno das temáticas préestabelecidas e encaminharam pesquisas de campo sobre os primeiros habitantes do RN; logo em seguida foram feitas releituras de pinturas rupestres e a produção de um livro contendo os conhecimentos adquiridos pelos discentes; por fim visitamos o sítio arqueológico Xique-xique I em Carnaúba dos Dantas/RN. Quanto à avaliação, foi observada a participação dos alunos na realização das tarefas, a postura de pesquisadores e produtores do conhecimento e a demonstração do avanço quanto aos conhecimentos iniciais. A aplicação desta proposta pedagógica possibilitou um melhor envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, além de aproximar, embora ainda timidamente, as disciplinas e professores envolvidos no processo.
Keywords: Interdisciplinaridade - educação básica
Mundial Colégio e Curso - Natal-RN
Ensino de História - ensino fundamental
Influência mútua - ensino de História
Interdisciplinarity - basic education
Mundial College and Course - Natal-RN
Teaching History - elementary school
Mutual influence - History teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34217
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UMA EXPERIÊNCIA NO MUNDIAL COLÉGIO E CURSO EM NATAL_RN - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfInterdisciplinaridade na educação básica: uma experiência no mundial colégio e curso em Natal/RN. - Evento II Coloquio Int. de História GT 11 2010112.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.