Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs propostas curriculares para o ensino de história, dentro dos padrões mais atualizados, preocupam-se em analisar os conteúdos por meio da problematização e contextualização das temáticas. Ou seja, uma abordagem que privilegia o mundo cultural do aluno e, portanto, exige do professor um diálogo mínimo com outras áreas do conhecimento. Neste sentido, analisamos uma experiência realizada com os alunos dos 6º anos do Mundial Colégio e Curso, na qual os principais objetivos eram estabelecer métodos de ensino que facilitassem a aprendizagem da “Préhistória” aproximando os alunos de tal conteúdo, e também refletir sobre a importância do trabalho Interdisciplinar no Ensino de História. Para tanto, nos embasamos em teóricos como David Ausubel, Marlí André e Ivani Fazenda. Trabalhamos com a perspectiva da influência mútua entre os alunos e a interdisciplinaridade como fundamentos para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais sólida e significativa. Partimos do pressuposto que cada disciplina possui especificidade e que estas são insuficientes para a compreensão de determinados temas. Deste modo, as mesmas se agrupam coordenadas por uma disciplina “orientadora”, a fim de resolver problemas superiores. A interdisciplinaridade supõe, portanto, articulação voluntaria e interesse comum dos profissionais envolvidos para que o resultado final seja favorável aos objetivos propostos. Para tanto, analisamos também o papel dos professores na realização e resultado do projeto. O qual abrangeu as disciplinas de Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa. Tendo como temas geradores “A pré-história e o espaço geográfico”, “A linguagem não-verbal” e “As primeiras técnicas de pintura”. O referido projeto foi dividido em três etapas. No primeiro momento os docentes discutiram e realizaram atividades que giravam em torno das temáticas préestabelecidas e encaminharam pesquisas de campo sobre os primeiros habitantes do RN; logo em seguida foram feitas releituras de pinturas rupestres e a produção de um livro contendo os conhecimentos adquiridos pelos discentes; por fim visitamos o sítio arqueológico Xique-xique I em Carnaúba dos Dantas/RN. Quanto à avaliação, foi observada a participação dos alunos na realização das tarefas, a postura de pesquisadores e produtores do conhecimento e a demonstração do avanço quanto aos conhecimentos iniciais. A aplicação desta proposta pedagógica possibilitou um melhor envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, além de aproximar, embora ainda timidamente, as disciplinas e professores envolvidos no processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade na educação básica: uma experiência no mundial colégio e curso em Natal/RN.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34217-
dc.date.accessioned2024-01-31T11:29:59Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T11:29:59Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade - educação básicapt_BR
dc.subjectMundial Colégio e Curso - Natal-RNpt_BR
dc.subjectEnsino de História - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectInfluência mútua - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectInterdisciplinarity - basic educationpt_BR
dc.subjectMundial College and Course - Natal-RNpt_BR
dc.subjectTeaching History - elementary schoolpt_BR
dc.subjectMutual influence - History teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aline Cristina da Silva.-
dc.creatorAZEVEDO, Crislane Barbosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinarity in basic education: an experience at a global school and course in Natal/RN.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aline Cristina da Silva; AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Interdisciplinaridade na educação básica: uma experiência no mundial colégio e curso em Natal/RN. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1770-1776. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34217pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UMA EXPERIÊNCIA NO MUNDIAL COLÉGIO E CURSO EM NATAL_RN - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfInterdisciplinaridade na educação básica: uma experiência no mundial colégio e curso em Natal/RN. - Evento II Coloquio Int. de História GT 11 2010112.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.