Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218
Title: Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.
Other Titles: Gender and sexuality in Sociology textbooks in high school in schools in Agreste Pernambucano: setbacks, challenges and resistance in the current situation of educational reforms in Brazil.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Gênero e sexualidade;Livros didáticos de Sociologia Ensino Médio;Novo Ensino Médio;Base Nacional Curricular Comum;Ensino de Sociologia;Currículo Sociologia no Ensino Médio;Agreste pernambucano escolas;Gender and sexuality;High School Sociology Textbooks;New High School;Common National Curriculum Base;Teaching Sociology;Sociology Curriculum in High School;Agreste Pernambuco schools
Issue Date: 27-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Carla Roberta Correia de. Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil. 2023. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218
???metadata.dc.description.resumo???: Estudos sobre gênero e sexualidade na Educação têm apontado o quanto esse campo ainda é permeado por um conjunto de violações e violências contra aqueles/as que não satisfazem a norma padrão de gênero e de sexualidade ou não se enquadram nos papéis e identidades de gênero que são estabelecidos na contextura social. Este tema tem sido alvo de muitos questionamentos nos últimos anos e se acredita haver hoje um consenso generalizado em face da necessidade de uma Educação Sexual na escola. Nesta direção, este trabalho investigativo busca identificar e problematizar os impactos das reformas educacionais da BNCC e do Novo Ensino Médio nas propostas teórico-metodológicas dos livros didáticos de Ciências Sociais do PNLD 2021 priorizando como pauta as temáticas Gênero e Sexualidade. Metodologicamente, a pesquisa segue diferentes caminhos. Considerando o objeto em tela, optou-se pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa descritiva, visando descrever características e fenômenos de uma determinada realidade. A pesquisa foi desenvolvida em sete Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) no Agreste Pernambucano. Os resultados mostraram que os livros didáticos em pauta deveriam ser mais evidentes e objetivos sobre os conceitos relaciona-dos a gênero e sexualidade, bem como discutir as questões sociais e históricas que envolvem esses temas. Além disso a execução de atividades práticas e reflexivas, de acordo com o questionário aplicado em uma das escolas, aos alunos do ensino médio, foi apontada a necessidade que os mesmos sentem, de debates que contribuam para a formação de uma consciência crítica e respeitosa em relação à diversidade e apontam a falta de conteúdos e mais clareza sobre esses temas no livro didático.
Abstract: Studies on gender and sexuality in Education have highlighted how this field is still permeated by a set of violations and violence against those who do not meet the standard gender and sexuality norm or do not fit into the gender roles and identities that are established in the social context. This topic has been the subject of many questions in recent years and it is believed that there is now a general consensus regarding the need for Sexual Education at school. In this direction, this investigative work seeks to identify and problematize the impacts of the educational reforms of the BNCC and the New High School on the theoretical-methodological proposals of the PNLD 2021 textbooks, prioritizing the themes of Gender and Sexuality as the agenda. Methodologically, the research follows different paths. Considering the object in question, we opted for bibliographical research, documentary research and descriptive research, aiming to describe characteristics and phenomena of a given reality. The research was carried out in some High School Reference Schools (EREMs) in Agreste Pernambucano. The results showed that the textbooks in question should be more evident and objective about concepts related to gender and sexuality, as well as discussing the social and historical issues surrounding these themes. In addition, the execution of practical and reflective activities, according to the questionnaire applied in one of the schools, to high school students, highlighted the need they feel for debates that contribute to the formation of a critical and respectful conscience in relation to diversity and point out the lack of content and more clarity on these topics in the textbook.
Keywords: Gênero e sexualidade
Livros didáticos de Sociologia Ensino Médio
Novo Ensino Médio
Base Nacional Curricular Comum
Ensino de Sociologia
Currículo Sociologia no Ensino Médio
Agreste pernambucano escolas
Gender and sexuality
High School Sociology Textbooks
New High School
Common National Curriculum Base
Teaching Sociology
Sociology Curriculum in High School
Agreste Pernambuco schools
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA ROBERTA CORREIA DE MEDEIROS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2023.pdfCarla Roberta Correia de Medeiros - Dissertação ProfSócio CDSA 20234.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.