Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34220
Title: Educação paleoambiental por meio da exposição de fósseis no Vale do Curimataú Paraibano e região.
Other Titles: Paleoenvironmental education through the exhibition of fossils in the Curimataú Valley of Paraíba and the region.
Educación paleoambiental a través de la exposición de fósiles en el Valle de Curimataú de Paraíba y la región.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Alciene Carolino Casado de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
Keywords: Museu O Homam do Curimataú;Preservação do registro fossilífero;Paleontologia;Preserving the fossil record;Paleontology;Museo O Homam do Curimataú;Preservación del registro fósil
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Alciene Carolino Casado de. Educação paleoambiental por meio da exposição de fósseis no vale do Curimataú Paraibano e região. 2013. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Os fósseis são essenciais para se entender a evolução da vida na Terra e estão envolvidos com a prospecção de bens minerais, como o petróleo e o carvão mineral. A educação paleoambiental, que trata da necessidade da conscientização e preservação de fósseis por meio de diferentes materiais didáticos este estudo é pouco explorado em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo estimular a educação paleoambiental, por meio da exposição de fósseis, no Museu O Homem do Curimataú, para as escolas de Ensino Fundamental II e Médio, no vale do Curimataú paraibano e região. A metodologia aplicada foi quantitativa e análise de conteúdo. Após as apresentações foi aplicado um questionário para 253 discentes das doze escolas que participaram, sendo 153 aplicados ao Ensino Fundamean II e IGO aos alunos do Ensino Médio com nove questões, a escolha dos alunos era aleatória, divididas em discursivas e objetivas, que tinham a finalidade de avaliar o impacto da exposição de fósseis. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos tem certo conhecimento prévio sobre os fósseis e ouviram falar de fósseis em diferentes meios de comunicação, no entanto, citam a escola poucas vezes, e não expressam a importância que os fósseis têm para entender questões evolutivas da vida no planeta. Observou-se também que as escolas não organizam aulas fora do ambiente escolar e que os alunos nunca tiveram contato direto com fósseis. Trabalhos nesse contexto são importantes para as instituições educacionais terem uma via de acesso atraente para consolidar o processo de ensino e aprendizagem, com isso espera-se que novos trabalhos sejam elaborados para amenizar as dificuldades encontradas em sala de aula, nos temas que envolvem a Paleontologia.
Abstract: Fossils are essential to understanding the evolution of life on Earth and are involved with prospecting for mineral goods, such as oil and mineral coal. The education paleoenvironmental, which addresses the need to raise awareness and preserve fossils through of different teaching materials, this study is little explored in the classroom. This job aims to stimulate paleoenvironmental education, through the exhibition of fossils, in the O Homem do Curimataú Museum, for Elementary II and High Schools, in the valley of Curimataú in Paraíba and the region. The methodology applied was quantitative and analysis of content. After the presentations, a questionnaire was administered to 253 students from the twelve schools that participated, with 153 applied to Fundamean II and IGO Education for students from High School with nine questions, the students' choice was random, divided into discursive and objective, which aimed to evaluate the impact of fossil exposure. You results obtained demonstrated that students have certain prior knowledge about the fossils and have heard about fossils in different media, however, they cite the school few times, and do not express the importance that fossils have for understanding issues evolution of life on the planet. It was also observed that schools do not organize classes outside of the school environment and that students have never had direct contact with fossils. Works In this context, it is important for educational institutions to have an access route attractive to consolidate the teaching and learning process, with this it is expected that new works are designed to alleviate the difficulties encountered in the classroom, in topics involving Paleontology.
???metadata.dc.description.resumen???: Los fósiles son esenciales para comprender la evolución de la vida en la Tierra y están involucrados con Prospección de bienes minerales, como petróleo y carbón mineral. La educación paleoambiental, que aborda la necesidad de concienciar y preservar los fósiles a través de de diferentes materiales didácticos, este estudio es poco explorado en el aula. Este trabajo pretende estimular la educación paleoambiental, a través de la exposición de fósiles, en el Museo O Homem do Curimataú, para Enseñanza Primaria II y Secundaria, en el valle de Curimataú en Paraíba y la región. La metodología aplicada fue cuantitativa y análisis de contenido. Después de las presentaciones, se administró un cuestionario a 253 estudiantes de los doce escuelas que participaron, de las cuales 153 postularon a Fundamean II e IGO Educación para estudiantes de Secundaria con nueve preguntas, la elección de los estudiantes fue aleatoria, dividida en discursivas y objetivo, que tenía como objetivo evaluar el impacto de la exposición a fósiles. Tú Los resultados obtenidos demostraron que los estudiantes tienen ciertos conocimientos previos sobre la fósiles y han oído hablar de fósiles en diferentes medios, sin embargo, citan la escuela pocas veces, y no expresan la importancia que tienen los fósiles para comprender cuestiones evolución de la vida en el planeta. También se observó que las escuelas no organizan clases fuera del entorno escolar y que los estudiantes nunca han tenido contacto directo con fósiles. Obras En este contexto, es importante que las instituciones educativas cuenten con una vía de acceso atractivo para consolidar el proceso de enseñanza y aprendizaje, con esto se espera que nuevos Los trabajos están diseñados para paliar las dificultades encontradas en el aula, en Temas relacionados con la Paleontología.
Keywords: Museu O Homam do Curimataú
Preservação do registro fossilífero
Paleontologia
Preserving the fossil record
Paleontology
Museo O Homam do Curimataú
Preservación del registro fósil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34220
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALCIENE CAROLINO CASADO DE SOUZA - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdfAlciene Carolino Casado de Souza - Licenciatura em Ciências Biológicas CES 201315.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.