Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221
Title: Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.
Other Titles: “O Machado” newspaper: history and the world cup at José Fernandes Machado State School - Natal RN.
???metadata.dc.creator???: BRAZ, Andrielly Karolina Duarte.
ARAUJO, Jeymersson Galvão.
Keywords: Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal - RN;Copa do mundo;Jornal escolar;Ensino de História;Machadão - escola - Natal - RN;World Cup;School newspaper;Teaching History;Machadão - school - Natal - RN
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRAZ, Andrielly Karolina Duarte; ARAUJO, Jeymersson Galvão. Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1777-1781. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221
???metadata.dc.description.resumo???: Há algum tempo as discussões a cerca do método de ensino tradicional vem sendo trabalhadas no Brasil, mas precisamente no fim dos anos 60. Nos dias atuais a questão ainda percorre os estudos, e não se trata, necessariamente, de abolir o tradicionalismo, pois segundo Circe Bittencourt a relação da renovação escolar deve estar pautada entre permanências e mudanças. Contudo, nesta relação o professor deve compreender que tanto suas técnicas quanto seus métodos de ensino devem se adequar às novas tecnologias e à própria realidade do aluno. O que significa dizer que não basta serem introduzidos novos instrumentos, é preciso pensar no método com o qual serão aplicados para que não acabem reproduzindo o tradicionalismo tão criticado. Muitas reformulações foram feitas daquele tempo até hoje, e não somente no âmbito escolar, onde se é pensado o método e o conteúdo com o qual o professor está trabalhando. Também a própria formação do professor, enquanto graduando , é de suma importância para o desenvolvimento das novas propostas do ensino de História. É pensando nisso que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem reconhecendo que a qualificação do ensino básico depende não somente da formação continuada do professor, mas também da formação dos licenciandos. Sendo o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) uma iniciativa do Ministério da Educação em associação à CAPES que visa a melhoria da qualidade na formação dos futuros professores, a UFRN acreditou que a sua participação nele seria uma ótima oportunidade de repensar a prática docente e, através das ações encaminhadas pelo projeto, dar uma nova significação ao ensino da História. Sendo assim, este trabalho visa expor um dos primeiros resultados do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) dentro do subprojeto de licenciatura do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tal programa tem como objetivo central a potencialização da formação inicial de professores de História, por meio de ações, experiências metodológicas e práticas inovadoras que ressignifiquem o ensino de História no ensino fundamental e médio. Este objetivo deverá ser alcançado por intermédio de variadas ações previstas e executadas pelos vinte bolsistas; a coordenação do subprojeto e os supervisores estarão direcionando as atividades de modo que estas atendam às especificidades da escola escolhida para a execução das mesmas. O intuito é promover a participação de todos os integrantes desse processo de ensino-aprendizagem, de modo a que os alunos desenvolvam um maior interesse pela história, vendo significado dela em sua vida e que, tanto a escola, os professores, assim como os futuros docentes possam refletir e modificar sua ação docente, proporcionando uma integração entre as experiências e estimulando a promoção de uma autonomia pedagógica em função da melhoria do ensino da História.
Keywords: Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal - RN
Copa do mundo
Jornal escolar
Ensino de História
Machadão - escola - Natal - RN
World Cup
School newspaper
Teaching History
Machadão - school - Natal - RN
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JORNAL _O MACHADO__ HISTÓRIA E COPA DO MUNDO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERNANDES MACHADO - NATAL RN - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfJornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. - Evento II Colóquio Int. de História GT 11 201094.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.