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Title: Mapas conceituais no ensino de história: uma estratégia na sala de aula e um instrumento de pesquisa.
Other Titles: Concept maps in history teaching: a classroom strategy and a research instrument.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Carla Karinne Santana.
Keywords: Mapas conceituais;Ensino de História;Instrumento de pesquisa - mapa conceitual;Conceitos de História;Concept maps;Teaching History;Research instrument - concept map;History Concepts
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Carla Karinne Santana. Mapas conceituais no ensino de história: uma estratégia na sala de aula e um instrumento de pesquisa. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1696-1706. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34222
???metadata.dc.description.resumo???: Os mapas conceituais são instrumentos que possibilitam a organização das idéias a partir da relação significativa que estabelece entres conceitos, permitindo assim uma radiografia conceitual de determinado conhecimento. Neste trabalho, realizamos uma reflexão sobre os mapas conceituais, apresentando-os tanto como uma estratégia de ensino e aprendizagem que pode ser relevante no desenvolvimento das aulas de história, quanto como um recurso de coleta de dados que pode ser utilizado nas pesquisas em ensino de história. Para tanto, fazemos preliminarmente uma discussão sobre as definições de conceito, partindo de como os dicionários definem o termo, como Aurélio e Houaiss. Em seguida, passamos pelo debate entre os psicólogos cognitivistas com destaque para Cesar Cool (2000) e sua ampla percepção do conteúdo escolar que inclui não somente os conteúdos conceituais, mas também os conteúdos procedimentais e atitudinais. Para Cool (2000), é necessário perceber a inter-relação entre esses três tipos de conteúdos no cotidiano escolar, pois os conceitos, os procedimentos e as atitudes não devem ser abordados distintamente, e sim conjuntamente. Além disso, trazemos o debate sobre os conceitos para a teoria da história. A maioria dos autores que refletem sobre a natureza da história discute conseqüentemente sobre os conceitos, apresentando de acordo com sua visão de história sua concepção sobre os conceitos históricos. Como exemplo, apresentamos 4 grandes historiadores os alemães: Jörn Rüsen(2007) e Reinhart Koselleck (2006) e os franceses Paul Veyne (1992) e Antoine Prost (2008). Cada um possui sua própria visão de história, pertencem a específicas tradições historiográficas e exprimem sua percepção sobre os conceitos históricos. Por meio dessa reflexão teórica sobre os conceitos podemos melhor compreender o item básico que constituem os mapas conceituais. Além dos conceitos, os mapas possuem outro recurso fundamental que são os elementos conectores que estabelecem relação entre os conceitos constituindo o que podemos denominar de tese, que é uma afirmação básica, uma idéia-chave. Por fim, apresentaremos exemplos de mapas conceituais mostrando como podem ser usados nas aulas de história, bem como demonstrando as formas que foram usados em pesquisas no ensino de história.
Keywords: Mapas conceituais
Ensino de História
Instrumento de pesquisa - mapa conceitual
Conceitos de História
Concept maps
Teaching History
Research instrument - concept map
History Concepts
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34222
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

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