Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223
Title: Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.
Other Titles: Rescuing the art and pleasure of teaching: “a playful and effective proposal for the construction of knowledge”.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Álvaro Carvalho Dias da.
SILVA, Daniela Ferreira da.
Keywords: Jogos e educação;Lúdico e educação;Ludismo;Role-playing Game - RPG;RPG e ensino de História;Proposta lúdica de ensino - História;Ensino de História;Jogo de interpretar personagens;Games and education;Play and education;Luddism;Role-playing Game - RPG;RPG and History teaching;Fun teaching proposal - History;Teaching History;Role-playing game
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Álvaro Carvalho Dias da; SILVA, Daniela Ferreira da. Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1707-1716. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223
???metadata.dc.description.resumo???: O contexto educativo brasileiro, mesmo com mudanças nos últimos anos, encontrase num limbo reflexivo auto-questionador de suas práticas pedagógicas. Sendo o Ensino de História um dos maiores prejudicados graças à crise instaurada no seio da educação desde sua infância. As “chatices” escolares continuam a impregnar nas entranhas da luta por uma educação de qualidade, onde, os verdadeiros “profissionais de sala de aula”, os responsáveis pela educação formal direta, raramente participam do processo inovador das leis educacionais, a não ser claro, quando são obrigados a engolir e fazer engolir o que é imposto pelas autoridades competentes. Tentando despertar o prazer de ler através do Ensino de História, busquei inserir o Role-playing Game (RPG) ou “Jogo de interpretar Personagens” em sala de aula, onde, através da produção de material didático – livros jogos – baseado no RPG, o aluno de forma inocente acaba entrando no mundo da leitura através dessa ferramenta, fazendo com que o professor aproxime-se do aluno através da arte de contar histórias, desmistificando assim o dilema em sala de aula opressor/oprimido. Educar é um ato de bravura e coragem, pois requer paciência e altruísmo diante da dura realidade em que vivem os professores, da carência de ferramentas, de apoio e de estimulo. A proposta visa resgatar o prazer de ler e estudar por meio de uma ferramenta ao mesmo tempo lúdica e cultural, onde esta não requer meios tecnológicos sofisticados, apenas criatividade e imaginação.
Keywords: Jogos e educação
Lúdico e educação
Ludismo
Role-playing Game - RPG
RPG e ensino de História
Proposta lúdica de ensino - História
Ensino de História
Jogo de interpretar personagens
Games and education
Play and education
Luddism
Role-playing Game - RPG
RPG and History teaching
Fun teaching proposal - History
Teaching History
Role-playing game
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RESGATANDO A ARTE E O PRAZER DE ENSINAR_ _UMA PROPOSTA LÚDICA E EFICAZ NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO_ - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfResgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”. - Evento II Coloquio Int. de História GT 11 2010156.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.