Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224
Title: O PIBID na formação inicial dos professores de história.
Other Titles: The PIBID in the initial training of history teachers.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ágda Priscila da.
LOPES, Fátima Martins.
Keywords: Formação docente - História;Formação inicial - professores de História;Prática de ensino de História;Curso de História - UFRN - PIBID;PIBID História - UFRN;Formação de professores de História;Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID;PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência;Teacher training - History;Initial training - History teachers;History teaching practice;History Course - UFRN - PIBID;PIBID History - UFRN;History teacher training;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID;PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ágda Priscila da; LOPES, Fátima Martins. O PIBID na formação inicial dos professores de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1756-1762. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224
???metadata.dc.description.resumo???: O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-MEC-CAPES) surgiu da necessidade de se melhorar os índices de qualidade da educação pública e complementar a formação oferecida aos licenciandos ao proporcionar-lhes a possibilidade de conhecer a realidade do aluno e do ambiente escolar que será/deveria ser o provável campo de atuação de grande maioria após a conclusão do curso. O contato com a realidade por muitas vezes não é oferecido ou é insuficiente nos estágios obrigatórios, o que acarreta o abandono da docência ou o desestímulo de muitos professores recém-formados. Nesse panorama, o PIBID vem ajudar na formação inicial dos futuros professores ao propiciar sua inserção numa comunidade escolar cheia de conflitos e tensões, discutindo as questões de ensino e a importância do professor não só como docente, mas como agente capaz de contribuir na formação dos cidadãos. Este trabalho tem por objetivo propor reflexões acerca da prática do ensino de história na rede pública de educação básica, a partir da experiência desenvolvida pelos discentes do curso de História da UFRN que integram o Subprojeto de História do PIBID. A proposta defendida aqui é a de mudar a corrente visão de que História é uma matéria de pura repetição de datas e fatos, resquícios de um ensino mnemônico. Assim sendo, o Subprojeto, assim como o PIBID como um todo, visa repensar o ensino oferecido, ao pensar novas formas de utilizar os recursos didáticos e a interdisciplinaridade entre as matérias e temas e o uso de eixos temáticos, auxiliando tanto na formação de novos docentes quanto no replanejamento da prática dos que já estão em sala de aula. A reflexão acerca do ensino de história e as atividades desenvolvidas nas turmas de ensino médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, situada em Natal/RN e escolhida como campo de atuação do Subprojeto baseiam-se nos pressupostos apresentados nos documentos que regulamentam o ensino no Brasil, como os presentes nos PCNs, no Projeto e no referido Subprojeto do PIBID (História).
Keywords: Formação docente - História
Formação inicial - professores de História
Prática de ensino de História
Curso de História - UFRN - PIBID
PIBID História - UFRN
Formação de professores de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Teacher training - History
Initial training - History teachers
History teaching practice
History Course - UFRN - PIBID
PIBID History - UFRN
History teacher training
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID
PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfO PIBID na formação inicial dos professores de história - Evento II Coloquio Int. de História GT 11 2010.91.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.