Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225
Title: O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.
Other Titles: The use of music in teaching history: a teaching experience.
???metadata.dc.creator???: CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da.
Keywords: Música e ensino de História;Música no ensino de História - projeto de pesquisa;Ensino de História com música;História e música - ensino;Música e prática docente;Música como fonte histórica;Estágio supervisionado em História - UFRN;Music and History teaching;Music in History teaching - research project;Teaching History with Music;History and music - teaching;Music and teaching practice;Music as a historical source;Supervised internship in History - UFRN
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1747-1755. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho pretende analisar como a música pode se tornar um instrumento importante na prática docente do profissional de história. Já que essa expressão artística, assim como toda atividade criadora, revela os sentimentos e as visões de mundo dos homens de uma determinada época. A música trabalhada como fonte histórica pode nos revelar muito sobre o período que a concebeu, por isso seu uso na sala de aula como documento (letra e melodia), algo produzido por determinado grupo ou indivíduo, que se insere numa determinada época, auxilia o professor e os alunos na produção do conhecimento histórico. Os discentes são vistos aqui como seres autônomos, capazes de produzir seu próprio conhecimento, e não apenas como receptáculos de informações. Ensinar história é muito mais do que discorrer sobre fatos e datas, mas sim dá subsídios para que o aluno participe do produzir história. Esse trabalho teve sua gestação nas discussões empreendidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História da UFRN, ministradas pela professora doutora Maria Inês S. Stamatto, nas quais produzimos um projeto de pesquisa intitulado “O uso da música no ensino de história” e o aplicamos em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, numa escola da periferia de Natal. Os discentes foram levados a trabalharem as músicas como documentos históricos e a partir delas pensarem a sociedade que as produziu. Este trabalho dialoga com a questão da teoria e da prática no ensino de história, dois universos inseparáveis no exercício docente.
Keywords: Música e ensino de História
Música no ensino de História - projeto de pesquisa
Ensino de História com música
História e música - ensino
Música e prática docente
Música como fonte histórica
Estágio supervisionado em História - UFRN
Music and History teaching
Music in History teaching - research project
Teaching History with Music
History and music - teaching
Music and teaching practice
Music as a historical source
Supervised internship in History - UFRN
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O USO DA MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA - UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfO uso da música no ensino de história - uma experiência docente - Evento II Coloquio Int. de História GT 11 2010.113.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.