Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar como a música pode se tornar um instrumento importante na prática docente do profissional de história. Já que essa expressão artística, assim como toda atividade criadora, revela os sentimentos e as visões de mundo dos homens de uma determinada época. A música trabalhada como fonte histórica pode nos revelar muito sobre o período que a concebeu, por isso seu uso na sala de aula como documento (letra e melodia), algo produzido por determinado grupo ou indivíduo, que se insere numa determinada época, auxilia o professor e os alunos na produção do conhecimento histórico. Os discentes são vistos aqui como seres autônomos, capazes de produzir seu próprio conhecimento, e não apenas como receptáculos de informações. Ensinar história é muito mais do que discorrer sobre fatos e datas, mas sim dá subsídios para que o aluno participe do produzir história. Esse trabalho teve sua gestação nas discussões empreendidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História da UFRN, ministradas pela professora doutora Maria Inês S. Stamatto, nas quais produzimos um projeto de pesquisa intitulado “O uso da música no ensino de história” e o aplicamos em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, numa escola da periferia de Natal. Os discentes foram levados a trabalharem as músicas como documentos históricos e a partir delas pensarem a sociedade que as produziu. Este trabalho dialoga com a questão da teoria e da prática no ensino de história, dois universos inseparáveis no exercício docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleO uso da música no ensino de história: uma experiência docente.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225-
dc.date.accessioned2024-01-31T18:22:06Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T18:22:06Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMúsica e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectMúsica no ensino de História - projeto de pesquisapt_BR
dc.subjectEnsino de História com músicapt_BR
dc.subjectHistória e música - ensinopt_BR
dc.subjectMúsica e prática docentept_BR
dc.subjectMúsica como fonte históricapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado em História - UFRNpt_BR
dc.subjectMusic and History teachingpt_BR
dc.subjectMusic in History teaching - research projectpt_BR
dc.subjectTeaching History with Musicpt_BR
dc.subjectHistory and music - teachingpt_BR
dc.subjectMusic and teaching practicept_BR
dc.subjectMusic as a historical sourcept_BR
dc.subjectSupervised internship in History - UFRNpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCUNHA, Paulo Rikardo Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of music in teaching history: a teaching experience.pt_BR
dc.identifier.citationCUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1747-1755. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O USO DA MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA - UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfO uso da música no ensino de história - uma experiência docente - Evento II Coloquio Int. de História GT 11 2010.113.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.