Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNeste trabalho, discute-se uma parte da produção de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele trata sobre a Teoria da Atividade e sua contribuição na prática docente de uma professora que leciona História nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizado numa escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e seu objetivo é refletir sobre a apropriação de aspectos da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, por essa professora, e a contribuição dessa abordagem teórica para o aprimoramento de sua prática docente. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento para a formação do saber os Ciclos de Estudos Reflexivos. Nesses ciclos, desenvolvidos em três etapas, ocorreu na primeira à sondagem das necessidades formativas da professora, na segunda, a apropriação de novos pressupostos teóricos e na terceira, a reelaboração de conteúdos de aprendizagem. Eles ocorreram mediante a comunicação e a colaboração estabelecidas entre as partícipes (professora de História e pesquisadora), de modo a se configurar como uma forma de intervenção no processo formativo dessa docente, visando a uma alternativa de mudança quanto ao seu saber-fazer em sala de aula. Nos estudos de fundamentação teórica, realizada nesses ciclos, sobre a Teoria da Atividade numa relação com o ensino de História, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática e entender a importância desse aporte teórico para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História escolar. Como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, a organização de atividades de ensino, fundamentada nessa teoria, que possibilite a docente aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem favorecendo ao aluno a sua formação integral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleTeoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229-
dc.date.accessioned2024-01-31T18:27:52Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T18:27:52Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPrática docente - Históriapt_BR
dc.subjectTeoria da atividade - Educaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontievpt_BR
dc.subjectAlexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividadept_BR
dc.subjectFilósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontievpt_BR
dc.subjectCiclos de Estudos Reflexivospt_BR
dc.subjectHistória escolarpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectTeaching practice - Historypt_BR
dc.subjectActivity theory - Educationpt_BR
dc.subjectActivity Theory - Alexei Nikolaievich Leontievpt_BR
dc.subjectAlexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theorypt_BR
dc.subjectSoviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontievpt_BR
dc.subjectReflective Study Cyclespt_BR
dc.subjectSchool historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Maria da Paz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeActivity theory and history teaching: teaching practice in evidence.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Maria da Paz. Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1728-1740. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEORIA DA ATIVIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA - A PRÁTICA DOCENTE EM EVIDÊNCIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfTeoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. - Evento II Colóquio Int. de História GT 11 2010131.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.