Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34230
Title: Uma experiência no ensino médio: o uso de fontes escritas nas aulas de história.
Other Titles: An experience in high school: the use of written sources in history classes.
???metadata.dc.creator???: CHACON, Diego Firmino.
Keywords: Fontes escritas - ensino médio;Ensino médio - aulas de História;Aulas de História - ensino médio;Recurso didático - fontes escritas;Written sources - high school;High school - History classes;History classes - high school;Teaching resource - written sources
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CHACON, Diego Firmino. Uma experiência no ensino médio: o uso de fontes escritas nas aulas de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1793-1803. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34230
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho se dispõe a analisar como o uso das fontes escritas no Ensino Médio, sendo trabalhadas como recurso didático, pode possibilitar aos discentes a formulação e o domínio de conceitos históricos e auxiliar na formulação de generalizações nessa disciplina. A utilização desses documentos históricos se enquadra nas propostas das concepções pedagógicas vigentes, que enfatizam a construção do conhecimento por parte dos alunos, visto que esse recurso proporciona a estes a participação ativa no decorrer das aulas de história, por meio da leitura, da interpretação e da análise das informações contidas nesses textos, contribuindo assim para introdução e desenvolvimento dos alunos no pensamento histórico. As fontes escritas, neste estudo, são concebidas não como verdades absolutas sobre o passado, mas como registros fragmentados das variadas e complexas relações da sociedade, feitas pelos homens. O ambiente em que foi realizada a pesquisa se deu numa escola pública, na zona sul de Natal – RN, no período de dezesseis aulas, para uma turma de primeira série do Ensino Médio. A escolha desse lugar ocorreu pela exigência do Estágio supervisionado III, em prática de ensino de História, e também foi baseada na idéia de que estudos feitos em ambientes naturais de ensino-aprendizagem, como a sala de aula, favorecem a generalização de suas conclusões e aumentam a validade social da pesquisa. Além disso, a investigação conduzida pelo professor em seu ambiente de atividade faz com que este se torne mais reflexivo sobre sua prática docente, proporcionando, desse modo, que ele avalie os efeitos dos procedimentos de ensino utilizados e opte assim por práticas pedagógicas que melhor se adéqüem a realidade de ensinoaprendizagem de seus discentes. Por fim, esse estudo é norteado pelas idéias de Circe Bittencourt, Maria Tereza Nidelcoff, Suzane Oliveira e Débora Nunes.
Keywords: Fontes escritas - ensino médio
Ensino médio - aulas de História
Aulas de História - ensino médio
Recurso didático - fontes escritas
Written sources - high school
High school - History classes
History classes - high school
Teaching resource - written sources
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34230
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO - O USO DE FONTES ESCRITAS NAS AULAS DE HISTÓRIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfUma experiência no ensino médio - o uso de fontes escritas nas aulas de história - Evento II Coloquio Int. de História GT 11 2010.119.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.