Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho constitui-se em um estudo sobre currículo e o ensino de História na contemporaneidade. Reflete sobre o debate a respeito do currículo e, embora haja progressos sobre seu estudo nas últimas décadas, muito ainda precisa ser feito para um alcance maior da relevância deste e da compreensão sobre o ensino de História. No Brasil, ao se buscar reconstituir o processo histórico do ensino de História, pode-se observar forte influência de pensadores europeus e, também, das diferentes situações políticas vividas pelo país ao longo de sua existência, razão pela qual se evidencia a importância da disciplina História para que o homem possa através desta refletir e compreender o contexto das mudanças socioeconômicas, políticas, sociais e culturais porque passa a sociedade, numa perspectiva que articule os saberes elaborados e a vida concreta de homens e mulheres que constroem o espaço cotidiano nela inseridos como atores históricos e sociais. Traz para a cena do texto leis, comentários e reflexões de autores relevantes e estudiosos que discutem esse tema na pós-modernidade. Na realização deste trabalho, considera-se pertinente um estudo analítico e, em uma perspectiva crítica, discorre sobre currículo e o papel deste quanto à questão dos estudos de temas sobre diferenças e outros saberes que adentram o currículo na cena pósmoderna. Além disso, constata-se a dinamicidade do processo social, característica das sociedades contemporâneas com suas incertezas e “verdades absolutas” sobre o conhecimento, tendo os currículos e, consequentemente, no ensino da História, aliados desconstrutores, movendo-se em harmonia com a dinâmica da sociedade. Evidencia-se ainda que nesta sociedade deva ser viabilizado um ensino de história que trabalhe com a desconstrução do próprio ensino e que este possa ser visto como uma atividade de auto-transformação e, por conseguinte, do conhecimento. Enfim, um ensino que não impinja certezas, verdades, mas que duvide de tudo que faz parte da realidade concreta de alunos e professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleCurrículo e ensino de História na cena pós-moderna.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233-
dc.date.accessioned2024-01-31T18:40:06Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T18:40:06Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de História - contemporaneidadept_BR
dc.subjectCurrículo - Históriapt_BR
dc.subjectPós-modernidade - ensino de históriapt_BR
dc.subjectTeaching History - contemporary timespt_BR
dc.subjectCurriculum - Historypt_BR
dc.subjectPostmodernity - teaching historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMULLER, Ires Maia.-
dc.creatorMULLER, Maynara Maia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory curriculum and teaching in the postmodern scene.pt_BR
dc.identifier.citationMULLER, Ires Maia; MULLER, Maynara Maia. Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1850-1858. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NA CENA PÓS-MODERNA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdfCurrículo e ensino de história na cena pós-moderna. - Evento II Colóquio Internacional de História GT 12 2010103.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.