Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34236
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA instituição museu teve seu número ampliado nas últimas décadas em decorrência da valorização da cultura material e imaterial e a consolidação da função do museu como espaço privilegiado de pesquisa. As coleções e a sua diversidade possibilitam ao docente utilizar o museu como espaço de aprendizagem e construção do conhecimento. Apesar da presença de discentes nos espaços expositivos em momentos pontuais, encontramos problemas na execução dessa atividade e o crescimento dessa estratégia pedagógica corrente nas redes públicas e provada de ensino estimulam a formulação de questões sobre a relação museu-ensino de história, pois essa atividade carece de problematização quanto a aprendizagem e a sua avaliação para verificar o resultado da atividade realizada. A maioria dos museus já disponibiliza, em seu setor educativo, as visitas guiadas para as escolas que se interessa por levar seus discentes aos museus, o que contribui para o enriquecimento do projeto pedagógico, entretanto, muitas vezes é utilizado apenas o que o museu disponibiliza, sem que o docente participe de todas as fases do planejamento, o que exige uma reflexão sobre o papel do docente na elaboração da atividade. Os discentes alegram-se com a saída da sala de aula e com a ida ao museu, mas não traduzem esse sentimento em produção do conhecimento, cuja evidência se materializa no parco armazenamento de informações e construção de um saber a ser incorporado ao seu cotidiano. Diante do exposto, busco analisar a presença do museu entre as estratégias utilizadas para dinamizar o ensino de história e encontramos na avaliação das atividades um ponto crucial da nossa discussão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleUm dia no museu: questões para avaliação.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34236-
dc.date.accessioned2024-01-31T19:11:37Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T19:11:37Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectMuseu no ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMuseumpt_BR
dc.subjectMaterial culturept_BR
dc.subjectMuseum in History teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAS, Lina Maria Brandão de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA day at the museum: assessment questions.pt_BR
dc.identifier.citationARAS, Lina Maria Brandão de. Um dia no museu: questões para avaliação. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1859-1871. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34236pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UM DIA NO MUSEU_ QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdfUm dia no museu: questões para avaliação. - Evento II Coloquio Int. de História GT 12 2010109.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.