Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34236
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A instituição museu teve seu número ampliado nas últimas décadas em decorrência da valorização da cultura material e imaterial e a consolidação da função do museu como espaço privilegiado de pesquisa. As coleções e a sua diversidade possibilitam ao docente utilizar o museu como espaço de aprendizagem e construção do conhecimento. Apesar da presença de discentes nos espaços expositivos em momentos pontuais, encontramos problemas na execução dessa atividade e o crescimento dessa estratégia pedagógica corrente nas redes públicas e provada de ensino estimulam a formulação de questões sobre a relação museu-ensino de história, pois essa atividade carece de problematização quanto a aprendizagem e a sua avaliação para verificar o resultado da atividade realizada. A maioria dos museus já disponibiliza, em seu setor educativo, as visitas guiadas para as escolas que se interessa por levar seus discentes aos museus, o que contribui para o enriquecimento do projeto pedagógico, entretanto, muitas vezes é utilizado apenas o que o museu disponibiliza, sem que o docente participe de todas as fases do planejamento, o que exige uma reflexão sobre o papel do docente na elaboração da atividade. Os discentes alegram-se com a saída da sala de aula e com a ida ao museu, mas não traduzem esse sentimento em produção do conhecimento, cuja evidência se materializa no parco armazenamento de informações e construção de um saber a ser incorporado ao seu cotidiano. Diante do exposto, busco analisar a presença do museu entre as estratégias utilizadas para dinamizar o ensino de história e encontramos na avaliação das atividades um ponto crucial da nossa discussão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | - |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Um dia no museu: questões para avaliação. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34236 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T19:11:37Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31 | - |
dc.date.available | 2024-01-31T19:11:37Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Cultura material | pt_BR |
dc.subject | Museu no ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Museum | pt_BR |
dc.subject | Material culture | pt_BR |
dc.subject | Museum in History teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAS, Lina Maria Brandão de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | A day at the museum: assessment questions. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAS, Lina Maria Brandão de. Um dia no museu: questões para avaliação. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1859-1871. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34236 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UM DIA NO MUSEU_ QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdf | Um dia no museu: questões para avaliação. - Evento II Coloquio Int. de História GT 12 2010 | 109.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.