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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Esta comunicação tem como objeto de análise as justificativas dadas para o uso do blackface (recurso que pinta pessoas brancas de preto) na telenovela A cabana do pai Tomás e os sentidos que essa prática teve para o grupo que defendia um ator negro para protagonizar essa obra. Montada em 1969 pela Rede Globo, nessa telenovela o ator branco Sérgio Cardoso foi contratado para interpretar o personagem principal, o escravo negro pai Tomás, a despeito de todos os atores negros experientes da época. Na ocasião, o teatrólogo Plínio Marcos protestou contra o blackface, no intuito de fazer com que a emissora contratasse um ator negro. A partir disso, a Rede Globo se preocupou em se defender lançando justificativas para a contratação do ator branco e não de um ator negro. Do outro lado, um grupo de atores negros também se manteve contra a posição da emissora, inclusive o ator Milton Gonçalves, sob contratação da emissora. Essa pesquisa visa entender como as justificativas serviram de legitimação da divisão do espaço do negro e do branco na telenovela em si, influenciando até no pensamento de alguns atores negros; bem como contextualizar o racismo existente que figura numa sociedade que muitas vezes mascara manifestações de preconceito racial, seja negando-o, omitindo-o ou reelaborando-o. Ao mesmo tempo, busca-se analisar também o que o blackface significou para os atores negros, não apenas no sentido social, mas profissional, abrindo mais um espaço de trabalho para o branco que sempre esteve a frente de uma telenovela em personagens principais, enquanto os negros interpretaram personagens de pouca ou nenhuma importância no enredo. Dentre alguns resultados, está a naturalização da prática do blackface, que permeia são só o discurso da emissora, mas também o da atriz negra Ruth de Souza, egressa do Teatro Experimental do Negro. Com isso, a força da legitimação do espaço do branco no lugar do negro, naturalizando e dissimulando a prática, é tão forte que influenciou o pensamento da atriz militante contra o preconceito racial. Dessa forma, o blackface em A cabana do pai Tomás oferece uma discussão das diversas facetas do racismo no Brasil, especialmente aquele delimita espaços na televisão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | A TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em “A Cabana do Pai Tomás” (1969). | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34238 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T19:30:36Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31 | - |
dc.date.available | 2024-01-31T19:30:36Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Blackface | pt_BR |
dc.subject | Telenovelas | pt_BR |
dc.subject | A Cabana do Pai Tomás - novela | pt_BR |
dc.subject | Negros e televisão | pt_BR |
dc.subject | Negros e novelas | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Atores negros - exclusão em telenovelas | pt_BR |
dc.subject | Branco no lugar do negro - telenovelas | pt_BR |
dc.subject | Rede Globo - negros na dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Negros e teledramaturgia - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Blackface | pt_BR |
dc.subject | Soap operas | pt_BR |
dc.subject | Uncle Tom's Cabin - novel | pt_BR |
dc.subject | Blacks and television | pt_BR |
dc.subject | Black people and soap operas | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.subject | Black actors - exclusion in soap operas | pt_BR |
dc.subject | White instead of black - soap operas | pt_BR |
dc.subject | Rede Globo - black people in dramaturgy | pt_BR |
dc.subject | Black people and television drama - Brazil | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Marcelo Ribeiro. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The TV is more white than black: the delimitation of black space in “Uncle Tom’s Cabin” (1969). | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marcelo Ribeiro. A TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em “A Cabana do Pai Tomás” (1969). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 13: Historiografia da Cidade Negra no Brasil, Pesquisa e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1957-1965. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34238 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 13: Historiografia da Cidade Negra no Brasil. Pesquisa e Ensino de História. |
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A TV MAIS EM BRANCO DO QUE EM PRETO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 13 2010.pdf | A TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em “A Cabana do Pai Tomás” (1969). - Evento II Colóquio Int. de História GT 13 2010 | 133.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
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