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dc.description.resumoEsta comunicação tem como objeto de análise as justificativas dadas para o uso do blackface (recurso que pinta pessoas brancas de preto) na telenovela A cabana do pai Tomás e os sentidos que essa prática teve para o grupo que defendia um ator negro para protagonizar essa obra. Montada em 1969 pela Rede Globo, nessa telenovela o ator branco Sérgio Cardoso foi contratado para interpretar o personagem principal, o escravo negro pai Tomás, a despeito de todos os atores negros experientes da época. Na ocasião, o teatrólogo Plínio Marcos protestou contra o blackface, no intuito de fazer com que a emissora contratasse um ator negro. A partir disso, a Rede Globo se preocupou em se defender lançando justificativas para a contratação do ator branco e não de um ator negro. Do outro lado, um grupo de atores negros também se manteve contra a posição da emissora, inclusive o ator Milton Gonçalves, sob contratação da emissora. Essa pesquisa visa entender como as justificativas serviram de legitimação da divisão do espaço do negro e do branco na telenovela em si, influenciando até no pensamento de alguns atores negros; bem como contextualizar o racismo existente que figura numa sociedade que muitas vezes mascara manifestações de preconceito racial, seja negando-o, omitindo-o ou reelaborando-o. Ao mesmo tempo, busca-se analisar também o que o blackface significou para os atores negros, não apenas no sentido social, mas profissional, abrindo mais um espaço de trabalho para o branco que sempre esteve a frente de uma telenovela em personagens principais, enquanto os negros interpretaram personagens de pouca ou nenhuma importância no enredo. Dentre alguns resultados, está a naturalização da prática do blackface, que permeia são só o discurso da emissora, mas também o da atriz negra Ruth de Souza, egressa do Teatro Experimental do Negro. Com isso, a força da legitimação do espaço do branco no lugar do negro, naturalizando e dissimulando a prática, é tão forte que influenciou o pensamento da atriz militante contra o preconceito racial. Dessa forma, o blackface em A cabana do pai Tomás oferece uma discussão das diversas facetas do racismo no Brasil, especialmente aquele delimita espaços na televisão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em “A Cabana do Pai Tomás” (1969).pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34238-
dc.date.accessioned2024-01-31T19:30:36Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T19:30:36Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectBlackfacept_BR
dc.subjectTelenovelaspt_BR
dc.subjectA Cabana do Pai Tomás - novelapt_BR
dc.subjectNegros e televisãopt_BR
dc.subjectNegros e novelaspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectAtores negros - exclusão em telenovelaspt_BR
dc.subjectBranco no lugar do negro - telenovelaspt_BR
dc.subjectRede Globo - negros na dramaturgiapt_BR
dc.subjectNegros e teledramaturgia - Brasilpt_BR
dc.subjectBlackfacept_BR
dc.subjectSoap operaspt_BR
dc.subjectUncle Tom's Cabin - novelpt_BR
dc.subjectBlacks and televisionpt_BR
dc.subjectBlack people and soap operaspt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectBlack actors - exclusion in soap operaspt_BR
dc.subjectWhite instead of black - soap operaspt_BR
dc.subjectRede Globo - black people in dramaturgypt_BR
dc.subjectBlack people and television drama - Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Marcelo Ribeiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe TV is more white than black: the delimitation of black space in “Uncle Tom’s Cabin” (1969).pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcelo Ribeiro. A TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em “A Cabana do Pai Tomás” (1969). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 13: Historiografia da Cidade Negra no Brasil, Pesquisa e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1957-1965. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34238pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 13: Historiografia da Cidade Negra no Brasil. Pesquisa e Ensino de História.

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A TV MAIS EM BRANCO DO QUE EM PRETO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 13 2010.pdfA TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em “A Cabana do Pai Tomás” (1969). - Evento II Colóquio Int. de História GT 13 2010133.52 kBAdobe PDFView/Open


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