Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34239
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A pesquisa se volta para a inclusão no currículo de História, de um estudo sobre a construção da identidade regional, a partir das relações sociais e das relações com o espaço, particularmente a feira livre de Feira de Santana que, construindo-se, constitui-se em cada pedaço da cidade e de si mesma. A concepção acerca de uma identidade “plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia”, mas ainda é predominante não só entre os próprios estudantes da Educação Básica - que acreditam serem donos de apenas uma identidade - como entre professores e o próprio ensino de História. Um estudo sobre as transformações identitárias possibilitaria uma nova compreensão sobre este conceito com a finalidade de possibilitar uma alteração curricular para que os professores disponham em sala de aula, de informações sobre identidade cultural, no seu processo constante de construção histórica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Uma proposta curricular no ensino de História: a inclusão do estudo sobre construção de identidades. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34239 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T19:32:46Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31 | - |
dc.date.available | 2024-01-31T19:32:46Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Proposta curricular - História | pt_BR |
dc.subject | Identidade regional | pt_BR |
dc.subject | Construção de identidades | pt_BR |
dc.subject | Transformações identitárias | pt_BR |
dc.subject | Feira livre de Feira de Santana - BA | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Curriculum proposal - History | pt_BR |
dc.subject | Regional identity | pt_BR |
dc.subject | Construction of identities | pt_BR |
dc.subject | Identity transformations | pt_BR |
dc.subject | Free market in Feira de Santana - BA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CARDOSO JÚNIOR, Augusto Monte Spínola. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | A curricular proposal for teaching history: the inclusion of the study on the construction of identities. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CARDOSO JÚNIOR, Augusto Monte Spínola. Uma proposta curricular no ensino de História: a inclusão do estudo sobre construção de identidades. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1828-1836. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34239 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UMA PROPOSTA CURRICULAR NO ENSINO DE HISTÓRIA - A INCLUSÃO DO ESTUDO SOBRE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdf | Uma proposta curricular no ensino de história: a inclusão do estudo sobre construção de identidades. - Evento II Colóquio Internacional de História GT 12 2010 | 107.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.