Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA pesquisa se volta para a inclusão no currículo de História, de um estudo sobre a construção da identidade regional, a partir das relações sociais e das relações com o espaço, particularmente a feira livre de Feira de Santana que, construindo-se, constitui-se em cada pedaço da cidade e de si mesma. A concepção acerca de uma identidade “plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia”, mas ainda é predominante não só entre os próprios estudantes da Educação Básica - que acreditam serem donos de apenas uma identidade - como entre professores e o próprio ensino de História. Um estudo sobre as transformações identitárias possibilitaria uma nova compreensão sobre este conceito com a finalidade de possibilitar uma alteração curricular para que os professores disponham em sala de aula, de informações sobre identidade cultural, no seu processo constante de construção histórica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleUma proposta curricular no ensino de História: a inclusão do estudo sobre construção de identidades.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34239-
dc.date.accessioned2024-01-31T19:32:46Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T19:32:46Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectProposta curricular - Históriapt_BR
dc.subjectIdentidade regionalpt_BR
dc.subjectConstrução de identidadespt_BR
dc.subjectTransformações identitáriaspt_BR
dc.subjectFeira livre de Feira de Santana - BApt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectCurriculum proposal - Historypt_BR
dc.subjectRegional identitypt_BR
dc.subjectConstruction of identitiespt_BR
dc.subjectIdentity transformationspt_BR
dc.subjectFree market in Feira de Santana - BApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARDOSO JÚNIOR, Augusto Monte Spínola.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA curricular proposal for teaching history: the inclusion of the study on the construction of identities.pt_BR
dc.identifier.citationCARDOSO JÚNIOR, Augusto Monte Spínola. Uma proposta curricular no ensino de História: a inclusão do estudo sobre construção de identidades. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1828-1836. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34239pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UMA PROPOSTA CURRICULAR NO ENSINO DE HISTÓRIA - A INCLUSÃO DO ESTUDO SOBRE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdfUma proposta curricular no ensino de história: a inclusão do estudo sobre construção de identidades. - Evento II Colóquio Internacional de História GT 12 2010107.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.