Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34242
Title: FUNDEB: realidade ou utopia? Uma análise reflexiva na visão dos docentes da EMEF Benedito Venâncio dos Santos - Cuité - PB.
Other Titles: FUNDEB: reality or utopia? A reflective analysis from the perspective of teachers at EMEF Benedito Venâncio dos Santos - Cuité - PB.
FUNDEB: ¿realidad o utopía? Un análisis reflexivo desde la perspectiva de los docentes de la EMEF Benedito Venâncio dos Santos - Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Amariles Pontes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: XAVIER NETO, Lauro Pires.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, André Antunes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
Keywords: FUNDEF;FUNDEB;Financiamento da educação;Financing of education;Financiamiento de la educación;Valorização dos profissionais da educação;Valuation of education professionals;Valoración de profesionales de la educación
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS. Amariles Pontes. FUNDEB: realidade ou utopia? Uma anáiise refiexiva na visão dos docentes da EMEF Benedito Venâncio dos Santos - Cuité- PB. 2012. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise reflexiva dos possíveis avanços causados pela implantação do FUNDEB na educação do Municipio de Cuité — PB. Para tanto fizemos um breve retrospecto da história da educação no Brasil, abordando a questão da responsabilidade dos governos após a municipalização do ensino, criação do primeiro fundo da educação - o FUNDEF, e posteriormente uma análise da implantação do FUNDEB. Discutimos a Lei do Piso Salarial estabelecido por Lei Federal para os profissionais da educação, com objetivo de definir um padrão de vencimentos para essa categoria de servidores compativel com a sua formação profissional, como também aborda questões relacionadas ao Plano de Carreira e Remuneração do Magistério do Municipio de Cuité — PB. A pesquisa foi realizada na EMEF Benedito Venâncio dos Santos Cuité PB, com professores, diretor, vice—diretor, como também entrevistamos a Presidente da APPMC, para obtermos dados relevantes a pesquisa. Após análise dos dados coletados, concluiuase que o FUNDEB contribuiu de forma significativa para a melhoria da educação básica do Municipio de Cuité—PB, porém apresenta pontos negativos como: falta de transparência na aplicação dos recursos do FUNDEB e falta de fiscalização por parte do Conselho de Controle Social. Quanto à valorização do magistério, observou—se que a proposta do Piso Salarial Nacional não atendeu plenamente aos anseios dos professores.
Abstract: The present work aimed to carry out a reflective analysis of the possible advances caused by the implementation of FUNDEB in public education Municipality of Cuité — PB. To do so, we briefly reviewed the history of education in Brazil, addressing the issue of government responsibility after the municipalization of education, creation of the first education fund - FUNDEF, and subsequently an analysis of the implementation of FUNDEB. We discuss the Floor Law Salary established by Federal Law for education professionals, with objective of defining a salary standard for this category of servers compatible with your professional training, but also addresses issues related to the Career and Remuneration Plan for Teaching in the Municipality of Cuité — PB. The research was carried out at EMEF Benedito Venâncio dos Santos Cuité PB, with teachers, director, deputy director, as well as we interviewed the President from APPMC, to obtain relevant data for research. After data analysis collected, it was concluded that FUNDEB contributed significantly to the improvement of basic education in the Municipality of Cuité—PB, but it presents points negative aspects such as: lack of transparency in the application of FUNDEB resources and lack of supervision by the Social Control Council. Regarding appreciation of teaching, it was observed that the proposal for the National Salary Floor did not meet fully meet the expectations of teachers.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente trabajo tuvo como objetivo realizar un análisis reflexivo de la Posibles avances provocados por la implementación de FUNDEB en la educación pública. Municipio de Cuité — PB. Para ello, repasamos brevemente la historia de educación en Brasil, abordando la cuestión de la responsabilidad gubernamental después de la municipalización de la educación, creación del primer fondo de educación - FUNDEF, y posteriormente un análisis de la implementación de FUNDEB. Hablamos de la Ley Suelo Salario establecido por la Ley Federal para los profesionales de la educación, con objetivo de definir un estándar salarial para esta categoría de servidores compatible con tu formación profesional, pero también aborda cuestiones relacionados con el Plan de Carrera y Remuneración de la Docencia en el Municipio de Cuité — PB. La investigación fue realizada en la EMEF Benedito Venâncio dos Santos Cuité PB, con docentes, director, subdirector, así como entrevistamos al Presidente de APPMC, para obtener datos relevantes para la investigación. Después del análisis de datos recopilados, se concluyó que FUNDEB contribuyó significativamente a la mejoramiento de la educación básica en el Municipio de Cuité—PB, pero presenta puntos aspectos negativos como: falta de transparencia en la aplicación de los recursos del FUNDEB y falta de supervisión por parte del Consejo de Control Social. Respecto a la apreciación de docencia, se observó que la propuesta de Piso Salarial Nacional no cumplió Cumplir plenamente con las expectativas de los docentes.
Keywords: FUNDEF
FUNDEB
Financiamento da educação
Financing of education
Financiamiento de la educación
Valorização dos profissionais da educação
Valuation of education professionals
Valoración de profesionales de la educación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34242
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMARILES PONTES DE MEDEIROS - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APENDIZAGEM CES 2012.pdfAmariles Pontes de Medeiros - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 201214.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.