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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34251
Title: | Festas Negras: manifestações religiosas afro-descendentes no meio urbano nordestino. |
Other Titles: | Black Festivals: Afro-descendant religious manifestations in the northeastern urban environment. |
???metadata.dc.creator???: | GESTEIRA, Vanuza Cavalcanti Fernandes. SILVA, José Antônio Novaes da. |
Keywords: | Festas negras;Cultura afro-brasileira - Nordeste;Manifestações afrodescendentes - meio urbano;Negros - festa;Religiosidade afrodescendente;Festejos afrodescendentes no Brasil;Religiosidade negra;Negros - religiosidade;Povo negro - festejos;Candomblé;Festa das Águas de Oxalá - Salvador-BA;Festa da Irmandade da Boa Morte - Cachoeirinha-BA;Caminhada do Presente de Oxum no Rio Cuiá - João Pessoa-PB;black parties;Afro-Brazilian culture - Northeast;Afro-descendant demonstrations - urban environment;Blacks - party;Afro-descendant religiosity;Afro-descendant celebrations in Brazil;Black religiosity;Blacks - religiosity;Black people - celebrations;Candomblé;Festival of the Waters of Oxalá - Salvador-BA;Festival of the Brotherhood of Boa Morte - Cachoeirinha-BA;Walk of the Gift of Oxum on the Cuiá River - João Pessoa-PB |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GESTEIRA, Vanuza Cavalcanti Fernandes; SILVA, José Antônio Novaes da. Festas Negras: manifestações religiosas afro-descendentes no meio urbano nordestino. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 13: Historiografia da Cidade Negra no Brasil, Pesquisa e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1935-1943. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34251 |
???metadata.dc.description.resumo???: | No mundo urbano, a diversidade de festejos é impressionante. Apesar de muitos autores, estudiosos da cidade, alegarem uma tendência ao afastamento da religiosidade no meio urbano, no Brasil essa realidade não se concretiza. Festejar é próprio do ser humano, principalmente quando o festejar liga-se a religião. O povo brasileiro, vivendo no campo ou na cidade, mostra-se bastante religioso e, uma das formas mais contundentes de demonstrar o sentimento religioso é o ato de festejar a “fé”. Esta nasce da percepção dos mundos sagrado e profano os quais se interligam por meio das estreitas relações entre os ritos representativos e as recriações coletivas. No universo da religiosidade negra aportada no Brasil, com o advento da diáspora, as festas se mostraram como um elemento estratégico para a sobrevivência de uma religiosidade prestes a se amalgar e prosperar fora do continente africano. Um exemplo disto são as festividades realizadas, ainda no Brasil Colonial, e ligadas à expressão dos Calundus. A cidade sempre foi palco para as manifestações religiosas do povo negro no Brasil. As festas religiosas mostram-se fundamentais para a sociabilidade dos seus integrantes, valorização e compartilhamento cultural. O candomblé, por todo Brasil, possui uma característica geral, a manifestação ritual expressada através das festas. Desde o século XIX, a academia busca entender esse culto observando suas manifestações ritualísticas expressadas, principalmente, em grandes festividades. O presente trabalho enfoca três tipos distintos de festas religiosas no universo candomblecista. A primeira, segue as tradições da raiz africana do candomblé, a festa das Águas de Oxalá, em Salvador-BA; a segunda, em Cachoeirinha-BA, trata-se de um festejo sincrético afro-descendente com o catolicismo popular, a festa da Irmandade da Boa Morte; a última, uma mescla da tradição do candomblé com a luta pela preservação ambiental, a caminhada do presente de Oxum no rio Cuiá, em João Pessoa-PB. O procedimento metodológico ocorre no nível qualitativo através de pesquisa exploratória e descritiva aliada ao levantamento bibliográfico dos conteúdos produzidos referentes à temática abordada no estudo. As festas, sagradas ou profanas, ou ainda, uma mescla desses opostos, caracterizam o poder de síntese que uma cidade possui dentro da diversidade eclética de seus componentes. É nessa perspectiva que o festejar religioso torna-se um elemento de síntese, aglutinação da diversidade num todo urbano em busca do sagrado. |
Keywords: | Festas negras Cultura afro-brasileira - Nordeste Manifestações afrodescendentes - meio urbano Negros - festa Religiosidade afrodescendente Festejos afrodescendentes no Brasil Religiosidade negra Negros - religiosidade Povo negro - festejos Candomblé Festa das Águas de Oxalá - Salvador-BA Festa da Irmandade da Boa Morte - Cachoeirinha-BA Caminhada do Presente de Oxum no Rio Cuiá - João Pessoa-PB black parties Afro-Brazilian culture - Northeast Afro-descendant demonstrations - urban environment Blacks - party Afro-descendant religiosity Afro-descendant celebrations in Brazil Black religiosity Blacks - religiosity Black people - celebrations Candomblé Festival of the Waters of Oxalá - Salvador-BA Festival of the Brotherhood of Boa Morte - Cachoeirinha-BA Walk of the Gift of Oxum on the Cuiá River - João Pessoa-PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34251 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 13: Historiografia da Cidade Negra no Brasil. Pesquisa e Ensino de História. |
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FESTAS NEGRAS - MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS AFRO-DESCENDENTES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 13 2010.pdf | Festas Negras: manifestações religiosas afro-descendentes no meio urbano nordestino. - Evento II Coloquio Int. de História GT 13 2010 | 97.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
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