Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252
Title: Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.
Other Titles: Press: source of research and mediation in teaching school history.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de.
Keywords: Ensino de História escolar;Imprensa e ensino de História;Discurso jornalístico e História;História e Jornalismo;Jornalismo e História;Teaching School History;Press and History teaching;Journalistic discourse and History;History and Journalism;Journalism and History
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de. Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1818-1827. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252
???metadata.dc.description.resumo???: Registro de relevantes acontecimentos da História do país é cada vez mais crescente o uso da informação como fonte de pesquisa histórica e recurso didático nas aulas de História da Educação Básica. O discurso jornalístico atua como elemento norteador à luz do contexto histórico, visto que ao selecionar e transmitir uma notícia processa também uma manipulação do conhecimento apreendido pelo público. A imprensa possibilita o conhecimento sobre a realidade, devendo ser problematizada pelo historiador, a quem cabe, no seu ofício, questionar as fontes e indicar perspectivas e procedimentos de análise, as quais possibilitam outras formas de inquirir os textos. O estudo pretende analisar o campo de diálogo entre as duas áreas de conhecimento, a História e o Jornalismo considerando as suas especificidades no trato da realidade pesquisada. Tratando-se da necessidade de narrar para alguém, tanto a História como o Jornalismo, guardam a possibilidade de dialogar com o homem e a sociedade. Neste aspecto partilhado por historiadores e jornalistas o tempo é o vetor no qual repousam as experiências humanas. No momento de registrar eventos da história de um povo, o jornalista está produzindo o que é histórico, sendo ele parte integrante desse processo. Isto reforça a idéia de que jornalistas participam da construção da realidade histórica, em razão de ultrapassar o simples trabalho de informar para atuar como um ente social. Na condição de recurso didático nas aulas de História da Educação Básica, a perspectiva de análise da realidade social visa instrumentalizar os estudantes para a compreensão do seu cotidiano; isso se dá na medida em que questões sociais relevantes como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual presentes nos diferentes meios de divulgação de informações, sejam eles impressos ou virtuais podem ser diariamente tematizados nas aulas de História, no que contemplam plenamente os temas transversais definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Keywords: Ensino de História escolar
Imprensa e ensino de História
Discurso jornalístico e História
História e Jornalismo
Jornalismo e História
Teaching School History
Press and History teaching
Journalistic discourse and History
History and Journalism
Journalism and History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMPRENSA - FONTE DE PESQUISA E MEDIAÇÃO NO ENSINO DA HISTÓRIA ESCOLAR - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdfImprensa - fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar - Evento II Coloquio Int. de História GT 12 2010.116.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.