Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoRegistro de relevantes acontecimentos da História do país é cada vez mais crescente o uso da informação como fonte de pesquisa histórica e recurso didático nas aulas de História da Educação Básica. O discurso jornalístico atua como elemento norteador à luz do contexto histórico, visto que ao selecionar e transmitir uma notícia processa também uma manipulação do conhecimento apreendido pelo público. A imprensa possibilita o conhecimento sobre a realidade, devendo ser problematizada pelo historiador, a quem cabe, no seu ofício, questionar as fontes e indicar perspectivas e procedimentos de análise, as quais possibilitam outras formas de inquirir os textos. O estudo pretende analisar o campo de diálogo entre as duas áreas de conhecimento, a História e o Jornalismo considerando as suas especificidades no trato da realidade pesquisada. Tratando-se da necessidade de narrar para alguém, tanto a História como o Jornalismo, guardam a possibilidade de dialogar com o homem e a sociedade. Neste aspecto partilhado por historiadores e jornalistas o tempo é o vetor no qual repousam as experiências humanas. No momento de registrar eventos da história de um povo, o jornalista está produzindo o que é histórico, sendo ele parte integrante desse processo. Isto reforça a idéia de que jornalistas participam da construção da realidade histórica, em razão de ultrapassar o simples trabalho de informar para atuar como um ente social. Na condição de recurso didático nas aulas de História da Educação Básica, a perspectiva de análise da realidade social visa instrumentalizar os estudantes para a compreensão do seu cotidiano; isso se dá na medida em que questões sociais relevantes como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual presentes nos diferentes meios de divulgação de informações, sejam eles impressos ou virtuais podem ser diariamente tematizados nas aulas de História, no que contemplam plenamente os temas transversais definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleImprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252-
dc.date.accessioned2024-02-01T17:55:38Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2024-02-01T17:55:38Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de História escolarpt_BR
dc.subjectImprensa e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectDiscurso jornalístico e Históriapt_BR
dc.subjectHistória e Jornalismopt_BR
dc.subjectJornalismo e Históriapt_BR
dc.subjectTeaching School Historypt_BR
dc.subjectPress and History teachingpt_BR
dc.subjectJournalistic discourse and Historypt_BR
dc.subjectHistory and Journalismpt_BR
dc.subjectJournalism and Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Ana Claudia Pacheco de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePress: source of research and mediation in teaching school history.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Ana Claudia Pacheco de. Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1818-1827. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMPRENSA - FONTE DE PESQUISA E MEDIAÇÃO NO ENSINO DA HISTÓRIA ESCOLAR - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdfImprensa - fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar - Evento II Coloquio Int. de História GT 12 2010.116.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.