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dc.description.resumoEste trabalho busca analisar a prática do ensino, por parte dos portugueses, no território brasileiro dentro do período colonial, observando mais precisamente os anos compreendidos entre 1500 (com a oficialização da descoberta do Brasil por Cabral) até 1624 (quando houve o ingresso massivo dos holandeses nas terras tupiniquins). São ressaltadas as relações entre os portugueses e os índios, consideradas tais relações de ensino como “educação religiosa”, ou seja, como a educação estabelecida por Portugal no Brasil-Colônia estava necessariamente atrelada à religião no tocante ao ensino e a instrução apresentados aos povos aqui encontrados. Exterioriza como os índios e portugueses vivenciaram essas relações educacionais, haja vista que tanto os índios absorviam alguma espécie de “conhecimento” introduzido pelos portugueses, como esses colonizadores da Penísula Ibérica também sofriam algum tipo de influência a partir das práticas culturais exercidas pelos índios da colônia. Mostra como os costumes dos povos indígenas eram associados ao modo português de instruí-los. Analisa-se o papel da religião católica dentro da prática de ensino entre 1500 e 1624, percebendo seus efeitos nas reações tanto indígenas como as decorrentes dos acontecimentos ocorridos durante esse período no continente europeu. Dá-se destaque ao método escolhido por Portugal ao oferecer educação aos índios e quais os resultados obtidos, não se esquecendo de naturais adaptações junto ao conhecimento peculiar anteriormente adquiridos pelos indígenas em suas tribos. Percebe-se a função das Companhias de Jesus nesse processo de instrução da nova Colônia Portuguesa, como era a visão por parte dos colonizadores ibéricos acerca dos povos e costumes brasileiros, como essa linha de pensamento influenciaram no modo de ensino que os jesuítas adoraram junto aos índios. È externada a importância da educação portuguesa no dia-a-dia da colônia e como os hábitos indígenas produziram alguma alteração de prática entre os colonizadores e no ensino nas companhias. O trabalho destaca a reflexão do que mais motivou Portugal a optar em instruir os índios, se para fornecer-lhes conhecimento a um povo aparentemente desprovido de acesso a aquisição desse conhecimento que havia na Europa ou simplesmente para induzilos a pensar de acordo com aquilo que Portugal propunha. O fato é que algum tipo de aprendizado os índios obtiveram, mais ou menos útil para sua vida junto a novos povos, mas reflete-se sobre os efeitos produzidos desse conhecimento a partir de um perfil educacional eminentemente católico estabelecido por Portugal junto a educação dos povos indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEducação no Brasil-Colônia: um projeto civilizador português.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34260-
dc.date.accessioned2024-02-01T19:10:30Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2024-02-01T19:10:30Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação no Brasil colôniapt_BR
dc.subjectBrasil colônia - Educaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Civilizador Português - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectHistória da Educação - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectPortugueses e educação - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectIndígenas e educação portuguesa - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectReligião Católica e práticas de ensino - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectIgreja Católica e práticas de ensino - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectÍndios e educação - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectEducação portuguesa - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectInstrução indígena - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectEducation in colonial Brazilpt_BR
dc.subjectColonial Brazil - Educationpt_BR
dc.subjectPortuguese Civilizing Project - colonial Brazilpt_BR
dc.subjectHistory of Education - Colonial Brazilpt_BR
dc.subjectPortuguese and education - Colonial Brazilpt_BR
dc.subjectIndigenous people and Portuguese education - Colonial Brazilpt_BR
dc.subjectCatholic Religion and teaching practices - Colonial Brazilpt_BR
dc.subjectCatholic Church and teaching practices - colonial Brazilpt_BR
dc.subjectIndians and education - Colonial Brazilpt_BR
dc.subjectPortuguese education - colonial Brazilpt_BR
dc.subjectIndigenous instruction - colonial Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACIEL, Raquel Filomena da Silva.-
dc.creatorSANTOS, João Marcos Leitão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation in Colonial Brazil: a Portuguese civilizing project.pt_BR
dc.identifier.citationMACIEL, Raquel Filomena da Silva; SANTOS, João Marcos Leitão. Educação no Brasil-Colônia: um projeto civilizador português. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 14: Religião e educação no Brasil.. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2127-2134. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34260pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 14: Religião e Educação no Brasil.

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EDUCAÇÃO NO BRASIL-COLÔNIA_ UM PROJETO CIVILIZADOR PORTUGUÊS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 14 2010..pdfEducação no Brasil-Colônia: um projeto civilizador português. - Evento II Colóquio Int. de História GT 14 2010105.28 kBAdobe PDFView/Open


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