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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34260
Title: | Educação no Brasil-Colônia: um projeto civilizador português. |
Other Titles: | Education in Colonial Brazil: a Portuguese civilizing project. |
???metadata.dc.creator???: | MACIEL, Raquel Filomena da Silva. SANTOS, João Marcos Leitão. |
Keywords: | Educação no Brasil colônia;Brasil colônia - Educação;Projeto Civilizador Português - Brasil colonial;História da Educação - Brasil colonial;Portugueses e educação - Brasil colonial;Indígenas e educação portuguesa - Brasil colonial;Religião Católica e práticas de ensino - Brasil colonial;Igreja Católica e práticas de ensino - Brasil colonial;Índios e educação - Brasil colonial;Educação portuguesa - Brasil colonial;Instrução indígena - Brasil colonial;Education in colonial Brazil;Colonial Brazil - Education;Portuguese Civilizing Project - colonial Brazil;History of Education - Colonial Brazil;Portuguese and education - Colonial Brazil;Indigenous people and Portuguese education - Colonial Brazil;Catholic Religion and teaching practices - Colonial Brazil;Catholic Church and teaching practices - colonial Brazil;Indians and education - Colonial Brazil;Portuguese education - colonial Brazil;Indigenous instruction - colonial Brazil |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MACIEL, Raquel Filomena da Silva; SANTOS, João Marcos Leitão. Educação no Brasil-Colônia: um projeto civilizador português. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 14: Religião e educação no Brasil.. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2127-2134. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34260 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho busca analisar a prática do ensino, por parte dos portugueses, no território brasileiro dentro do período colonial, observando mais precisamente os anos compreendidos entre 1500 (com a oficialização da descoberta do Brasil por Cabral) até 1624 (quando houve o ingresso massivo dos holandeses nas terras tupiniquins). São ressaltadas as relações entre os portugueses e os índios, consideradas tais relações de ensino como “educação religiosa”, ou seja, como a educação estabelecida por Portugal no Brasil-Colônia estava necessariamente atrelada à religião no tocante ao ensino e a instrução apresentados aos povos aqui encontrados. Exterioriza como os índios e portugueses vivenciaram essas relações educacionais, haja vista que tanto os índios absorviam alguma espécie de “conhecimento” introduzido pelos portugueses, como esses colonizadores da Penísula Ibérica também sofriam algum tipo de influência a partir das práticas culturais exercidas pelos índios da colônia. Mostra como os costumes dos povos indígenas eram associados ao modo português de instruí-los. Analisa-se o papel da religião católica dentro da prática de ensino entre 1500 e 1624, percebendo seus efeitos nas reações tanto indígenas como as decorrentes dos acontecimentos ocorridos durante esse período no continente europeu. Dá-se destaque ao método escolhido por Portugal ao oferecer educação aos índios e quais os resultados obtidos, não se esquecendo de naturais adaptações junto ao conhecimento peculiar anteriormente adquiridos pelos indígenas em suas tribos. Percebe-se a função das Companhias de Jesus nesse processo de instrução da nova Colônia Portuguesa, como era a visão por parte dos colonizadores ibéricos acerca dos povos e costumes brasileiros, como essa linha de pensamento influenciaram no modo de ensino que os jesuítas adoraram junto aos índios. È externada a importância da educação portuguesa no dia-a-dia da colônia e como os hábitos indígenas produziram alguma alteração de prática entre os colonizadores e no ensino nas companhias. O trabalho destaca a reflexão do que mais motivou Portugal a optar em instruir os índios, se para fornecer-lhes conhecimento a um povo aparentemente desprovido de acesso a aquisição desse conhecimento que havia na Europa ou simplesmente para induzilos a pensar de acordo com aquilo que Portugal propunha. O fato é que algum tipo de aprendizado os índios obtiveram, mais ou menos útil para sua vida junto a novos povos, mas reflete-se sobre os efeitos produzidos desse conhecimento a partir de um perfil educacional eminentemente católico estabelecido por Portugal junto a educação dos povos indígenas. |
Keywords: | Educação no Brasil colônia Brasil colônia - Educação Projeto Civilizador Português - Brasil colonial História da Educação - Brasil colonial Portugueses e educação - Brasil colonial Indígenas e educação portuguesa - Brasil colonial Religião Católica e práticas de ensino - Brasil colonial Igreja Católica e práticas de ensino - Brasil colonial Índios e educação - Brasil colonial Educação portuguesa - Brasil colonial Instrução indígena - Brasil colonial Education in colonial Brazil Colonial Brazil - Education Portuguese Civilizing Project - colonial Brazil History of Education - Colonial Brazil Portuguese and education - Colonial Brazil Indigenous people and Portuguese education - Colonial Brazil Catholic Religion and teaching practices - Colonial Brazil Catholic Church and teaching practices - colonial Brazil Indians and education - Colonial Brazil Portuguese education - colonial Brazil Indigenous instruction - colonial Brazil |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34260 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 14: Religião e Educação no Brasil. |
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EDUCAÇÃO NO BRASIL-COLÔNIA_ UM PROJETO CIVILIZADOR PORTUGUÊS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 14 2010..pdf | Educação no Brasil-Colônia: um projeto civilizador português. - Evento II Colóquio Int. de História GT 14 2010 | 105.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
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