Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA inovação é hoje considerada como o fator principal que permite às sociedades e às economias tornarem-se solidamente mais desenvolvidas. A emergência do conhecimento sem fronteiras e da sociedade da informação, em um mundo cada vez mais globalizado, confronta a educação superior contemporânea com desafios sem precedentes. Se o conhecimento ocupa hoje lugar central nos processos que configuram a sociedade contemporânea, as instituições que trabalham com e sobre o conhecimento participam também dessa centralidade. Esta centralidade faz do conhecimento um pilar da riqueza e do poder das nações. O relacionamento da ciência e tecnologia é uma das receitas que os pesquisadores encontraram para gerir o mundo moderno. A capacidade de produzir, disseminar, absorver e recombinar conhecimentos ocupa um papel-chave. Assim, é necessário que se perceba, na história da humanidade, um novo período e que a base para essa mudança seja o progresso técnico-científico, resultante do desenvolvimento científico e fundamentado na importância da tecnologia, a chamada ciência da produção. Os aspectos práticos e espirituais da vida humana revelam a necessidade de uma exploração sistemática dos papéis que a ciência e a religião exercem no processo de desenvolvimento. O desenvolvimento do fenômeno religioso nas culturas humanas aponta para estágios bem específicos. Verificam-se quando o ser humano busca respostas sobre o sentido de sua existência por meio de questionamentos que extrapolam as necessidades meramente biológicas, perguntando sobre a origem, o sentido e o fim das coisas e de sua própria existência. Essas perguntas, que, num primeiro momento, esperavam respostas das tradições religiosas, atualmente são da competência de todas as formas de conhecimento desenvolvidas pelo ser humano. Neste contexto destacamos o conhecimento da fé, as crenças individuais, de grupos, de povos, de gerações, pois entendemos que a fé está presente na vida do homem, na sua experiência humana, por isso, na raiz de sua ação. Portanto, apresentamos alguns momentos da relação entre o conhecimento, a modernidade e a religião.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqReligião.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleTempos modernos: relação da produção do conhecimento e religião.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34264-
dc.date.accessioned2024-02-01T21:00:56Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2024-02-01T21:00:56Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectReligião e conhecimentopt_BR
dc.subjectProdução de conhecimento e religiãopt_BR
dc.subjectModernidade de conhecimentos e religiãopt_BR
dc.subjectCiência e tecnologia e religiãopt_BR
dc.subjectRelação ciência e religiãopt_BR
dc.subjectConhecimento da fépt_BR
dc.subjectFé e modernidadept_BR
dc.subjectReligion and knowledgept_BR
dc.subjectProduction of knowledge and religionpt_BR
dc.subjectModernity of knowledge and religionpt_BR
dc.subjectScience and technology and religionpt_BR
dc.subjectScience and religion relationshippt_BR
dc.subjectKnowledge of faithpt_BR
dc.subjectFaith and modernitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMEIREA, Maronildes Felix.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeModern times: relationship between knowledge production and religion.pt_BR
dc.identifier.citationLIMEIREA, Maronildes Felix. Tempos modernos: relação da produção do conhecimento e religião. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 14: Religião e educação no Brasil.. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2038-2046. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34264pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 14: Religião e Educação no Brasil.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEMPOS MODERNOS_ RELAÇÃO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E RELIGIÃO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 14 2010..pdfTempos modernos - relação da produção do conhecimento e religião - Evento II Coloquio Int. de História GT 14 2010.85.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.