Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34265
Title: Laicidade e ensino religioso no século XXI: uma perspectiva educacional.
Other Titles: Secularity and religious education in the 21st century: an educational perspective.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Fábia da Costa Leite.
Keywords: Laicidade escolar;Estudo de campo;João Pessoa - PB - Ensino Religioso;Ensino Religioso;Educador de Ensino Religioso;Estado Laico e Ensino Religioso;School secularism;Field study;João Pessoa - PB - Religious Education;Religious education;Religious Education Educator;Secular State and Religious Education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Fábia da Costa Leite. Laicidade e ensino religioso no século XXI: uma perspectiva educacional. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 14: Religião e educação no Brasil.. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2102-2112. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34265
???metadata.dc.description.resumo???: O educador do Ensino Religioso (ER) certamente encontra conflitos existenciais relacionados ao enfrentamento de questões como o posicionamento do Estado e dos demais atores que o cercam frente à temática da laicidade e do Ensino religioso. Abordar o ER no Estado laico no âmbito educacional é desafiador, pelo fato do preconceito religioso ainda ser alvo de muitas discussões. O presente artigo que faz parte da dissertação de mestrado do curso de pós-graduação em Ciências das Religiões em fase de desenvolvimento, pela Universidade Federal da Paraíba; tem por objetivo averiguar a perspectiva do professorado da área do Ensino Religioso sobre o termo laicidade escolar no município de João Pessoa-PB. Para isso temos como pressuposto a Lei que verbaliza no artigo 5° e inciso VI, viabilizando o discurso laico no Brasil que nos permite abordar o tema laicidade, na construção dessa problemática, com liberdade. A metodologia aplicada é de caráter bibliográfico e estudo de campo. Com o surgimento de uma nova abordagem da disciplina ER porporcionada pelo Município de João Pessoa aos atores sociais, inclusive os educadores, com um novo modelo educacional no âmbito dessa disciplina; é relevante investigar os fatores de mudança, e se ocorreu essa mudança na relação dos professores com a disciplina do Ensino Religião, após o advento do art. 33 da LDBEN 9. 394/96.
Keywords: Laicidade escolar
Estudo de campo
João Pessoa - PB - Ensino Religioso
Ensino Religioso
Educador de Ensino Religioso
Estado Laico e Ensino Religioso
School secularism
Field study
João Pessoa - PB - Religious Education
Religious education
Religious Education Educator
Secular State and Religious Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Religião.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34265
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 14: Religião e Educação no Brasil.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAICIDADE E ENSINO RELIGIOSO NO SÉCULO XXI_ NUMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 14 2010..pdfLaicidade e ensino religioso no século XXI: uma perspectiva educacional. - Evento II Colóquio Int.de História GT 14 2010148.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.