Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO educador do Ensino Religioso (ER) certamente encontra conflitos existenciais relacionados ao enfrentamento de questões como o posicionamento do Estado e dos demais atores que o cercam frente à temática da laicidade e do Ensino religioso. Abordar o ER no Estado laico no âmbito educacional é desafiador, pelo fato do preconceito religioso ainda ser alvo de muitas discussões. O presente artigo que faz parte da dissertação de mestrado do curso de pós-graduação em Ciências das Religiões em fase de desenvolvimento, pela Universidade Federal da Paraíba; tem por objetivo averiguar a perspectiva do professorado da área do Ensino Religioso sobre o termo laicidade escolar no município de João Pessoa-PB. Para isso temos como pressuposto a Lei que verbaliza no artigo 5° e inciso VI, viabilizando o discurso laico no Brasil que nos permite abordar o tema laicidade, na construção dessa problemática, com liberdade. A metodologia aplicada é de caráter bibliográfico e estudo de campo. Com o surgimento de uma nova abordagem da disciplina ER porporcionada pelo Município de João Pessoa aos atores sociais, inclusive os educadores, com um novo modelo educacional no âmbito dessa disciplina; é relevante investigar os fatores de mudança, e se ocorreu essa mudança na relação dos professores com a disciplina do Ensino Religião, após o advento do art. 33 da LDBEN 9. 394/96.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqReligião.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleLaicidade e ensino religioso no século XXI: uma perspectiva educacional.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34265-
dc.date.accessioned2024-02-01T21:06:51Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2024-02-01T21:06:51Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLaicidade escolarpt_BR
dc.subjectEstudo de campopt_BR
dc.subjectJoão Pessoa - PB - Ensino Religiosopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectEducador de Ensino Religiosopt_BR
dc.subjectEstado Laico e Ensino Religiosopt_BR
dc.subjectSchool secularismpt_BR
dc.subjectField studypt_BR
dc.subjectJoão Pessoa - PB - Religious Educationpt_BR
dc.subjectReligious educationpt_BR
dc.subjectReligious Education Educatorpt_BR
dc.subjectSecular State and Religious Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Fábia da Costa Leite.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSecularity and religious education in the 21st century: an educational perspective.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Fábia da Costa Leite. Laicidade e ensino religioso no século XXI: uma perspectiva educacional. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 14: Religião e educação no Brasil.. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2102-2112. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34265pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 14: Religião e Educação no Brasil.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAICIDADE E ENSINO RELIGIOSO NO SÉCULO XXI_ NUMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 14 2010..pdfLaicidade e ensino religioso no século XXI: uma perspectiva educacional. - Evento II Colóquio Int.de História GT 14 2010148.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.