Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34269
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO protestantismo istalou-se definitivamente no Brasil a partir de meados do século XIX, num contexto de restrições jus-políticas. A partir da república e mais especificamente a partir do final dos anos 20, com a extensão dos direitos as populações não-católicas e acatólicas, e com a emergência de um novo corte no universo do protestantismo pela superação de suas crises institucionais internas, este sujeito passa a experimentar novas formas de interseção política com a sociedade. Parte deste processo se deu por uma tímida, porém crescente representação parlamentar em âmbito federal. Com mínima representação dos anos trinta até a legislatura de 1951, o protestantismo vai assistir o incremento desta presença tanto numérica quanto partidária. Foi possível inferir que a prática parlamentar manifestou-se acentuadamente heterogênea, com condicionantes ideológicos associados ao pensamento protestante mais freqüente em alguns deputados e bastante exíguos em outros; assim como a apreciação dos grandes temas da conjuntura nacional foi objeto de interesses maior para uns e menos abordados por outros. Neste contexto, esta comunicação avalia a discussão parlamentar dos protestantes na problemática referente a educação, tema historicamente ligado ao discurso e às práticas protestantes, desde a sua adoção como recurso estratégico da sua inserção no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqReligião.-
dc.subject.cnpqEducação.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleParlamentares protestantes e educação no Brasil 1946-1963.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34269-
dc.date.accessioned2024-02-01T21:13:50Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2024-02-01T21:13:50Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectParlamentares protestantespt_BR
dc.subjectProtestantismo e educação no Brasilpt_BR
dc.subjectPensamento protestante e política parlamentarpt_BR
dc.subjectEducação e parlamentares protestantespt_BR
dc.subjectProtestantes e políticaspt_BR
dc.subjectEvangélicos e políticas educacionais - congressopt_BR
dc.subjectEvangélicos parlamentarespt_BR
dc.subjectBancada evangélica e educação no Brasilpt_BR
dc.subjectProtestant parliamentarianspt_BR
dc.subjectProtestantism and education in Brazilpt_BR
dc.subjectProtestant thought and parliamentary politicspt_BR
dc.subjectEducation and Protestant parliamentarianspt_BR
dc.subjectProtestants and politicspt_BR
dc.subjectEvangelicals and educational policies - congresspt_BR
dc.subjectParliamentary evangelicalspt_BR
dc.subjectEvangelical bench and education in Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, João Marcos Leitão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProtestant parliamentarians and education in Brazil 1946-1963.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, João Marcos Leitão. Parlamentares protestantes e educação no Brasil 1946-1963. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 14: Religião e educação no Brasil.. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2113-2119. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34269pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 14: Religião e Educação no Brasil.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PARLAMENTARES PROTESTANTES E EDUCAÇÃO NO BRASIL 1946-1963 - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 14 2010..pdfParlamentares protestantes e educação no Brasil 1946-1963. - Evento II Coloquio Int. de História GT 14 2010100.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.