Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34269
Title: Parlamentares protestantes e educação no Brasil 1946-1963.
Other Titles: Protestant parliamentarians and education in Brazil 1946-1963.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, João Marcos Leitão.
Keywords: Parlamentares protestantes;Protestantismo e educação no Brasil;Pensamento protestante e política parlamentar;Educação e parlamentares protestantes;Protestantes e políticas;Evangélicos e políticas educacionais - congresso;Evangélicos parlamentares;Bancada evangélica e educação no Brasil;Protestant parliamentarians;Protestantism and education in Brazil;Protestant thought and parliamentary politics;Education and Protestant parliamentarians;Protestants and politics;Evangelicals and educational policies - congress;Parliamentary evangelicals;Evangelical bench and education in Brazil
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, João Marcos Leitão. Parlamentares protestantes e educação no Brasil 1946-1963. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 14: Religião e educação no Brasil.. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2113-2119. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34269
???metadata.dc.description.resumo???: O protestantismo istalou-se definitivamente no Brasil a partir de meados do século XIX, num contexto de restrições jus-políticas. A partir da república e mais especificamente a partir do final dos anos 20, com a extensão dos direitos as populações não-católicas e acatólicas, e com a emergência de um novo corte no universo do protestantismo pela superação de suas crises institucionais internas, este sujeito passa a experimentar novas formas de interseção política com a sociedade. Parte deste processo se deu por uma tímida, porém crescente representação parlamentar em âmbito federal. Com mínima representação dos anos trinta até a legislatura de 1951, o protestantismo vai assistir o incremento desta presença tanto numérica quanto partidária. Foi possível inferir que a prática parlamentar manifestou-se acentuadamente heterogênea, com condicionantes ideológicos associados ao pensamento protestante mais freqüente em alguns deputados e bastante exíguos em outros; assim como a apreciação dos grandes temas da conjuntura nacional foi objeto de interesses maior para uns e menos abordados por outros. Neste contexto, esta comunicação avalia a discussão parlamentar dos protestantes na problemática referente a educação, tema historicamente ligado ao discurso e às práticas protestantes, desde a sua adoção como recurso estratégico da sua inserção no país.
Keywords: Parlamentares protestantes
Protestantismo e educação no Brasil
Pensamento protestante e política parlamentar
Educação e parlamentares protestantes
Protestantes e políticas
Evangélicos e políticas educacionais - congresso
Evangélicos parlamentares
Bancada evangélica e educação no Brasil
Protestant parliamentarians
Protestantism and education in Brazil
Protestant thought and parliamentary politics
Education and Protestant parliamentarians
Protestants and politics
Evangelicals and educational policies - congress
Parliamentary evangelicals
Evangelical bench and education in Brazil
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Religião.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34269
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 14: Religião e Educação no Brasil.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PARLAMENTARES PROTESTANTES E EDUCAÇÃO NO BRASIL 1946-1963 - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 14 2010..pdfParlamentares protestantes e educação no Brasil 1946-1963. - Evento II Coloquio Int. de História GT 14 2010100.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.