Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34272
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNossa experiência no Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste (IEACN), situado em Campina Grande, (PB), mostra que, no momento em que algumas instituições educacionais nomeiam ledores para lerem provas em tinta em situações de avaliação - dos exames supletivo (provas que são planejadas para videntes e lidas para PC) -, desconsideram sua forma de leitura e nomeiam quaisquer ledores (GUIMARÃES, 2008; 2009a; 2009b; 2009c) .Isso é uma prova de que, para elas, não tem valor a forma de apropriação do texto/prova pelos ledores, nem os processos pelos quais o texto faz sentido para aqueles que o lêem. No intuito de sabermos como as ledoras das provas apropriaram-se dos textos/provas, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S., 2006) com coleta de dados através de entrevista realizada com as ledoras 03 e 06(LD 03 e LD 06). LD 03, que tinha função de ler para a PC e estudava com ela, e LD 06 que havia lido uma só vez para PC e não sabia que ia ler prova naquele dia. Os dados mostraram que a instituição que nomeou LD 03 levou em consideração os deslocamentos propostos por Chartieur, pois tal ledora considerava a forma de ler da PC, enquanto que a outra nomeadora de LD 06, não o considerou. Nesse contexto, o trabalho discute a necessidade por parte das instituições de levarem em consideração os deslocamentos propostos por Chartieur para que não reduzam a história do livro/texto/prova a assemelhar a identificação das diferenças às únicas desigualdades de repartição, e tomem conhecimento dos processos pelos quais um texto faz sentido para aqueles que o lêem. A seguir, apresentamos as partes: o patrimônio “leitura” ao longo da história; a leitura e partilha cultural à luz dos deslocamentos chartieurnianos; análise dos dados e considerações finais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleLeitura como patrimônio cultural e nomeação de Ledor/A1 para pessoa cega (PC): uma postura crítica.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34272-
dc.date.accessioned2024-02-02T10:55:00Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T10:55:00Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLeitura para pessoas cegaspt_BR
dc.subjectLedores de provas para cegospt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural - leiturapt_BR
dc.subjectPessoas cegas - ledores de provaspt_BR
dc.subjectLedores para pessoa cegapt_BR
dc.subjectReading for blind peoplept_BR
dc.subjectProofreaders for the blindpt_BR
dc.subjectCultural heritage - readingpt_BR
dc.subjectBlind people - proof readerspt_BR
dc.subjectReaders for blind peoplept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading as cultural heritage and nomination of Ledor/A1 for blind people (CP): a critical stance.pt_BR
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. Leitura como patrimônio cultural e nomeação de Ledor/A1 para pessoa cega (PC): uma postura crítica. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2237-2245. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34272pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEITURA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E NOMEÇÃO DE LEDOR-A - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdfLeitura como patrimônio cultural e nomeação de Ledor/A1 - Evento II Coloquio int. de História GT 15 2010.127.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.