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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | A configuração do patrimônio histórico como um bem cultural tem suscitado neste início de milênio um novo olhar em relação à preservação desses bens. Para Hartog (2006) esse redirecionamento, teve início na década de 1960, período em que se voltam os olhares na busca incessante pelas raízes e pela memória, movimento diante do qual, compreender e preservar o patrimônio é conhecer tanto a história como a memória suscitadas, a partir de lembranças evocadas por sua existência. Assim, a preservação do patrimônio histórico – que desde o século XIX foi objeto de preocupações de historiadores, arquitetos e cientistas sociais, entre outros estudiosos que abordam esta temática – tem se configurado como algo importante, não apenas como objeto de estudo, mas também, como produção de conhecimento histórico significativo, bem como para a memória coletiva e a construção de identidades. Daí porque é fundamental a participação da população, especialmente quando se trata da questão do tombamento e preservação dos chamados lugares de memória. Contudo, o desafio desse novo século é fazer com que as comunidades que convivem diariamente com esses bens culturais sintam-se responsáveis por eles e descubram o valor que possuem. Isso pode ocorrer a partir da implantação de políticas públicas de Educação Patrimonial, que segundo Valecillo (2009) é um meio através do qual se faz possível a aproximação da comunidade com seu patrimônio. A partir desse contato se pode falar em sustentabilidade patrimonial e cidadania, visto que a implantação da Educação Patrimonial, enquanto disciplina deve ser uma aliada cada vez mais utilizada na sala de aula para desenvolver um ensino de História pertinente e comprometido em proporcionar aos alunos a capacidade de, além de assimilarem conteúdos, manter um contato mais próximo com seu próprio contexto sociocultural. Assim, as atividades pedagógicas voltadas para a História local e o trabalho com os bens culturais existentes podem e devem fazer parte desse processo de ensino/aprendizagem, por meio do qual o aluno passa a enxergar o cotidiano como objeto de construção de conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | - |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T15:16:58Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02 | - |
dc.date.available | 2024-02-02T15:16:58Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | História ambiental | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Identidades | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Preservação do patrimônio histórico | pt_BR |
dc.subject | Heritage education | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Environmental history | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Identities | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Preservation of historical heritage | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ROLIM, Eliana de Souza. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Heritage Education and History Teaching: sustainability, citizenship, construction of knowledge and identity. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ROLIM, Eliana de Souza. Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2166-2176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. |
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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdf | Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. - Evento II Coloquio Int. de História GT 15 2010 | 121.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
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