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dc.description.resumoA configuração do patrimônio histórico como um bem cultural tem suscitado neste início de milênio um novo olhar em relação à preservação desses bens. Para Hartog (2006) esse redirecionamento, teve início na década de 1960, período em que se voltam os olhares na busca incessante pelas raízes e pela memória, movimento diante do qual, compreender e preservar o patrimônio é conhecer tanto a história como a memória suscitadas, a partir de lembranças evocadas por sua existência. Assim, a preservação do patrimônio histórico – que desde o século XIX foi objeto de preocupações de historiadores, arquitetos e cientistas sociais, entre outros estudiosos que abordam esta temática – tem se configurado como algo importante, não apenas como objeto de estudo, mas também, como produção de conhecimento histórico significativo, bem como para a memória coletiva e a construção de identidades. Daí porque é fundamental a participação da população, especialmente quando se trata da questão do tombamento e preservação dos chamados lugares de memória. Contudo, o desafio desse novo século é fazer com que as comunidades que convivem diariamente com esses bens culturais sintam-se responsáveis por eles e descubram o valor que possuem. Isso pode ocorrer a partir da implantação de políticas públicas de Educação Patrimonial, que segundo Valecillo (2009) é um meio através do qual se faz possível a aproximação da comunidade com seu patrimônio. A partir desse contato se pode falar em sustentabilidade patrimonial e cidadania, visto que a implantação da Educação Patrimonial, enquanto disciplina deve ser uma aliada cada vez mais utilizada na sala de aula para desenvolver um ensino de História pertinente e comprometido em proporcionar aos alunos a capacidade de, além de assimilarem conteúdos, manter um contato mais próximo com seu próprio contexto sociocultural. Assim, as atividades pedagógicas voltadas para a História local e o trabalho com os bens culturais existentes podem e devem fazer parte desse processo de ensino/aprendizagem, por meio do qual o aluno passa a enxergar o cotidiano como objeto de construção de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEducação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276-
dc.date.accessioned2024-02-02T15:16:58Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T15:16:58Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectHistória ambientalpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPreservação do patrimônio históricopt_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectEnvironmental historypt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectPreservation of historical heritagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROLIM, Eliana de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHeritage Education and History Teaching: sustainability, citizenship, construction of knowledge and identity.pt_BR
dc.identifier.citationROLIM, Eliana de Souza. Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2166-2176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial.

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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdfEducação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. - Evento II Coloquio Int. de História GT 15 2010121.08 kBAdobe PDFView/Open


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