Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA leitura, por muito tempo, era permitida a poucos: aos portugueses que tomaram posse das terras brasileiras; aos senhores de engenho e filhos; aos jesuítas catequizadores dos índios e ao clero. Ficava, portanto, excluída do direito de ler e escrever a grande massa brasileira. Hoje, uma grande parte dessa massa como os jovens e adultos que por algum motivo abandonaram a escola, reiniciam seus estudos sem muito interesse pela leitura. Em decorrência disso, o professor precisa desenvolver um hábito perdido, o que só é possível a partir de uma mudança no trabalho com a leitura, passando esta de uma atividade obrigatória para uma que envolva os alunos, tornando-os leitores proficientes. Para isso, ele deve proporcionar-lhes atividades de leitura que acionem seus conhecimentos prévios, levando-os a refletir e interpretar o seu dia a dia com vistas a uma melhor interação. No intuito de estimular essa interação, tais professores utilizaram como recurso didático gêneros circuláveis em jornais sob a alegação de que tais textos poderiam acionar seus conhecimentos prévios. Para investigarmos como o professor punha em prática o ensino da leitura, realizamos uma pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionário aplicado aos professores A e B do ensino fundamental na modalidade EJA de uma escola pública de Boqueirão, As questões voltavam-se à identificação da concepção dos professores sobre a leitura e à metodologia adequada para viabilizá-la. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo discutir as concepções dos professores sobre a leitura e a maneira como eles a estão pondo em prática com vistas a formação de leitores proficientes. Os dados mostraram que, mesmo fazendo uso dos gêneros jornalísticos voltado à realidade dos alunos, os docentes desencadeiam uma prática pedagógica impregnada de certo tradicionalismo que torna enfadonha a aula de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEnsino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278-
dc.date.accessioned2024-02-02T15:19:47Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T15:19:47Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de leitura - EJApt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAtividades de leitura - EJApt_BR
dc.subjectLeitura na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectBoqueirão - PB - Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectTeaching reading - EJApt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectReading activities - EJApt_BR
dc.subjectReading in Youth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectBoqueirão - PB - Youth and Adult Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARIAS, Andreza Paulo.-
dc.creatorLIMA, Sandra Barbosa Barros.-
dc.creatorGUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching reading in EJA classes: challenges and perspectives.pt_BR
dc.identifier.citationMARIAS, Andreza Paulo; LIMA, Sandra Barbosa Barros; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda. Santiago. Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2208-2215. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE LEITURA EM TURMAS DE EJA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdfEnsino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. - Evento II Coloquio Int. de História GT 15 2010118.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.