Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A leitura, por muito tempo, era permitida a poucos: aos portugueses que tomaram posse das terras brasileiras; aos senhores de engenho e filhos; aos jesuítas catequizadores dos índios e ao clero. Ficava, portanto, excluída do direito de ler e escrever a grande massa brasileira. Hoje, uma grande parte dessa massa como os jovens e adultos que por algum motivo abandonaram a escola, reiniciam seus estudos sem muito interesse pela leitura. Em decorrência disso, o professor precisa desenvolver um hábito perdido, o que só é possível a partir de uma mudança no trabalho com a leitura, passando esta de uma atividade obrigatória para uma que envolva os alunos, tornando-os leitores proficientes. Para isso, ele deve proporcionar-lhes atividades de leitura que acionem seus conhecimentos prévios, levando-os a refletir e interpretar o seu dia a dia com vistas a uma melhor interação. No intuito de estimular essa interação, tais professores utilizaram como recurso didático gêneros circuláveis em jornais sob a alegação de que tais textos poderiam acionar seus conhecimentos prévios. Para investigarmos como o professor punha em prática o ensino da leitura, realizamos uma pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionário aplicado aos professores A e B do ensino fundamental na modalidade EJA de uma escola pública de Boqueirão, As questões voltavam-se à identificação da concepção dos professores sobre a leitura e à metodologia adequada para viabilizá-la. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo discutir as concepções dos professores sobre a leitura e a maneira como eles a estão pondo em prática com vistas a formação de leitores proficientes. Os dados mostraram que, mesmo fazendo uso dos gêneros jornalísticos voltado à realidade dos alunos, os docentes desencadeiam uma prática pedagógica impregnada de certo tradicionalismo que torna enfadonha a aula de leitura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | - |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T15:19:47Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02 | - |
dc.date.available | 2024-02-02T15:19:47Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de leitura - EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Atividades de leitura - EJA | pt_BR |
dc.subject | Leitura na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Boqueirão - PB - Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Teaching reading - EJA | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Reading activities - EJA | pt_BR |
dc.subject | Reading in Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Boqueirão - PB - Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MARIAS, Andreza Paulo. | - |
dc.creator | LIMA, Sandra Barbosa Barros. | - |
dc.creator | GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching reading in EJA classes: challenges and perspectives. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARIAS, Andreza Paulo; LIMA, Sandra Barbosa Barros; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda. Santiago. Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2208-2215. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE LEITURA EM TURMAS DE EJA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdf | Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. - Evento II Coloquio Int. de História GT 15 2010 | 118.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.