Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34280
Title: Processo avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA.
Other Titles: Continuous evaluation process: an experience with EJA teachers.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Luana Oliveira da.
SILVA, Maria do Livramento.
GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.
Keywords: Professores de EJA;Educação de Jovens e Adultos;Avaliação contínua;Processo avaliativo;Avaliação da aprendizagem;Escola Municipal Eufluadízia Rodrigues - Boqueirão - PB;EJA teachers;Youth and Adult Education;Continuous evaluation;Evaluation process;Learning Assessment;Eufluadízia Rodrigues Municipal School - Boqueirão - PB
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Luana Oliveira da; SILVA, Maria do Livramento; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. Processo avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2216-2225. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34280
???metadata.dc.description.resumo???: A avaliação da aprendizagem foi e continua sendo na sociedade contemporânea o mais polêmico objeto de estudo, sobretudo dos professores das escolas públicas. Sendo um processo, a avaliação não deve se limitar em avaliar o aluno de forma classificatória e periódica, mas de forma contínua e durante todo o período letivo, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e o dos resultados ao longo do período sobre os das provas finais – LDB 9.394/96. Em reuniões pedagógicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euflaudízia Rodrigues, situada na cidade de Boqueirão (PB), os professores sugerem uma mudança na forma tradicional de avaliar sob a alegação de que a ela deve-se a evasão e /ou o fracasso na escola. Um professor que esteja engajado numa prática transformadora procurará desmistificar e questionar, com o aluno, a cultura dominante e autoritária, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que ele/ela analise seu contexto social e produza seus conhecimentos. Inserido num processo de educação como uma arma de resistência à globalização econômica excludente, é fundamental que o professor reflita sobre o uso de práticas avaliativas mais viáveis. Para discutir essa situação, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionário, contendo questões objetivas aplicadas a professores do segundo segmento (6° e 7° ano) da EJA. Tais questões voltaram-se à concepção de avaliação e aos instrumentos utilizados. Os dados analisados mostraram que os professores se contradisseram no momento da avaliação quando não adequaram os instrumentos à concepção adotada. Nesse contexto, o trabalho discute a importância da avaliação contínua e adequação dos instrumentos utilizados nesse tipo de avaliação com vistas à inclusão e permanência do aluno de EJA na escola.
Keywords: Professores de EJA
Educação de Jovens e Adultos
Avaliação contínua
Processo avaliativo
Avaliação da aprendizagem
Escola Municipal Eufluadízia Rodrigues - Boqueirão - PB
EJA teachers
Youth and Adult Education
Continuous evaluation
Evaluation process
Learning Assessment
Eufluadízia Rodrigues Municipal School - Boqueirão - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34280
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCESSO AVALIATIVO DE FORMA CONTÍNUA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdfProcesso avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA. - Evento II Colóquio Internacional de História GT 15 2010107.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.