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dc.description.resumoA avaliação da aprendizagem foi e continua sendo na sociedade contemporânea o mais polêmico objeto de estudo, sobretudo dos professores das escolas públicas. Sendo um processo, a avaliação não deve se limitar em avaliar o aluno de forma classificatória e periódica, mas de forma contínua e durante todo o período letivo, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e o dos resultados ao longo do período sobre os das provas finais – LDB 9.394/96. Em reuniões pedagógicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euflaudízia Rodrigues, situada na cidade de Boqueirão (PB), os professores sugerem uma mudança na forma tradicional de avaliar sob a alegação de que a ela deve-se a evasão e /ou o fracasso na escola. Um professor que esteja engajado numa prática transformadora procurará desmistificar e questionar, com o aluno, a cultura dominante e autoritária, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que ele/ela analise seu contexto social e produza seus conhecimentos. Inserido num processo de educação como uma arma de resistência à globalização econômica excludente, é fundamental que o professor reflita sobre o uso de práticas avaliativas mais viáveis. Para discutir essa situação, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionário, contendo questões objetivas aplicadas a professores do segundo segmento (6° e 7° ano) da EJA. Tais questões voltaram-se à concepção de avaliação e aos instrumentos utilizados. Os dados analisados mostraram que os professores se contradisseram no momento da avaliação quando não adequaram os instrumentos à concepção adotada. Nesse contexto, o trabalho discute a importância da avaliação contínua e adequação dos instrumentos utilizados nesse tipo de avaliação com vistas à inclusão e permanência do aluno de EJA na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleProcesso avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34280-
dc.date.accessioned2024-02-02T16:35:11Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T16:35:11Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectProfessores de EJApt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAvaliação contínuapt_BR
dc.subjectProcesso avaliativopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola Municipal Eufluadízia Rodrigues - Boqueirão - PBpt_BR
dc.subjectEJA teacherspt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectContinuous evaluationpt_BR
dc.subjectEvaluation processpt_BR
dc.subjectLearning Assessmentpt_BR
dc.subjectEufluadízia Rodrigues Municipal School - Boqueirão - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Luana Oliveira da.-
dc.creatorSILVA, Maria do Livramento.-
dc.creatorGUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContinuous evaluation process: an experience with EJA teachers.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Luana Oliveira da; SILVA, Maria do Livramento; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. Processo avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2216-2225. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34280pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial.

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PROCESSO AVALIATIVO DE FORMA CONTÍNUA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdfProcesso avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA. - Evento II Colóquio Internacional de História GT 15 2010107.2 kBAdobe PDFView/Open


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