Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34282
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | No âmbito das políticas nacionais de educação, discutir o processo da escrita numa sociedade brasileira onde não só apresenta nossas dificuldades e limitações enquanto profissional da área de língua, também é observável uma pluralidade, exclusão e fragmentação social, lingüística e econômica. Tomando em seu sentido amplo, em sua dimensão sócio-histórica, a escrita está correlacionada a um contexto sociocultural (MARCUSCHI, 2001). Dessa forma, esse trabalho se insere num percurso de pesquisa em que se observa o processo da escrita como objeto de estudo e ensino, na história da educação brasileira que aponta para a prática de escrita relacionada com as vivências sociais dos sujeitos escritores. Tal tendência evidenciou-se a partir das concepções Pós- Modernas da própria escrita. Assim, o foco da pesquisa centra-se nas produções textuais escritas coletadas de dois dos nossos alunos do 6º ano, antiga 5ª série, da EJA na E. E. E. Fundamental e Médio Prefeito Williams Arruda da rede pública, situada em Campina Grande, (PB). Na tentativa de investigar, nessas produções, suas próprias vivências, empreendemos uma pesquisa qualitativa com dados empíricos coletados após a realização da nossa leitura, com o texto intitulado “As formigas”, de Lygia Fagundes Telles, a partir da qual haveria uma discussão seguida de uma produção textual elaborada pelos alunos. Mesmo percebendo que os nossos alunos não tinham conhecimento sobre o gênero solicitamos que relacionassem a temática a suas experiências de vida, buscando uma aproximação entre essas experiências e as características do texto lido. Os dados apresentaram-se muito significativos para nós à luz de uma visão sóciointeracionista da escrita em detrimento de sua visão autônoma, uma vez que revelaram as vivências dos alunos de acordo com seus contextos sociohistóricos. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo reconstruir a trajetória da escrita nos últimos quatro séculos, realçando sua importância na sala de aula como uma atividade sóciointeracionista. Para tanto, este estudo ajudará os profissionais da área de língua portuguesa a ampliar seus conhecimentos em relação à escrita não como algo já definido, mas a ser definido dependendo de seu autor/leitor, e, ajudará no seu aperfeiçoamento das estratégias de produção textual utilizadas na referida escola, bem como em outras instituições de ensino | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Vivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34282 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T16:47:16Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02 | - |
dc.date.available | 2024-02-02T16:47:16Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Escrita de alunos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Vivências sociais e escrita | pt_BR |
dc.subject | Escola Estadual Prefeito Williams Arruda - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Produção escrita - alunos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Student writing - EJA | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Social experiences and writing | pt_BR |
dc.subject | Prefeito Williams Arruda State School - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Written production - elementary school students | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | DINIZ, Maria das Graças dos Santos. | - |
dc.creator | GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Writing experiences of EJA students: a sociointeractionist understanding. | pt_BR |
dc.identifier.citation | DINIZ, Maria das Graças dos Santos; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. Vivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2226-2236. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34282 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VIVÊNCIAS EM ESCRITA DE ALUNOS DA EJA - UM PERFAZER - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdf | Vivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista. - Evento II Coloquio Int. de História GT 15 2010 | 456.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.