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dc.description.resumoNo âmbito das políticas nacionais de educação, discutir o processo da escrita numa sociedade brasileira onde não só apresenta nossas dificuldades e limitações enquanto profissional da área de língua, também é observável uma pluralidade, exclusão e fragmentação social, lingüística e econômica. Tomando em seu sentido amplo, em sua dimensão sócio-histórica, a escrita está correlacionada a um contexto sociocultural (MARCUSCHI, 2001). Dessa forma, esse trabalho se insere num percurso de pesquisa em que se observa o processo da escrita como objeto de estudo e ensino, na história da educação brasileira que aponta para a prática de escrita relacionada com as vivências sociais dos sujeitos escritores. Tal tendência evidenciou-se a partir das concepções Pós- Modernas da própria escrita. Assim, o foco da pesquisa centra-se nas produções textuais escritas coletadas de dois dos nossos alunos do 6º ano, antiga 5ª série, da EJA na E. E. E. Fundamental e Médio Prefeito Williams Arruda da rede pública, situada em Campina Grande, (PB). Na tentativa de investigar, nessas produções, suas próprias vivências, empreendemos uma pesquisa qualitativa com dados empíricos coletados após a realização da nossa leitura, com o texto intitulado “As formigas”, de Lygia Fagundes Telles, a partir da qual haveria uma discussão seguida de uma produção textual elaborada pelos alunos. Mesmo percebendo que os nossos alunos não tinham conhecimento sobre o gênero solicitamos que relacionassem a temática a suas experiências de vida, buscando uma aproximação entre essas experiências e as características do texto lido. Os dados apresentaram-se muito significativos para nós à luz de uma visão sóciointeracionista da escrita em detrimento de sua visão autônoma, uma vez que revelaram as vivências dos alunos de acordo com seus contextos sociohistóricos. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo reconstruir a trajetória da escrita nos últimos quatro séculos, realçando sua importância na sala de aula como uma atividade sóciointeracionista. Para tanto, este estudo ajudará os profissionais da área de língua portuguesa a ampliar seus conhecimentos em relação à escrita não como algo já definido, mas a ser definido dependendo de seu autor/leitor, e, ajudará no seu aperfeiçoamento das estratégias de produção textual utilizadas na referida escola, bem como em outras instituições de ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleVivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34282-
dc.date.accessioned2024-02-02T16:47:16Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T16:47:16Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEscrita de alunos - EJApt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectVivências sociais e escritapt_BR
dc.subjectEscola Estadual Prefeito Williams Arruda - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectProdução escrita - alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectStudent writing - EJApt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectSocial experiences and writingpt_BR
dc.subjectPrefeito Williams Arruda State School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectWritten production - elementary school studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Maria das Graças dos Santos.-
dc.creatorGUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWriting experiences of EJA students: a sociointeractionist understanding.pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Maria das Graças dos Santos; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. Vivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2226-2236. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34282pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial.

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VIVÊNCIAS EM ESCRITA DE ALUNOS DA EJA - UM PERFAZER - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdfVivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista. - Evento II Coloquio Int. de História GT 15 2010456.13 kBAdobe PDFView/Open


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