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dc.description.resumoPretende-se neste trabalho realizar uma discussão acerca do livro didático como fonte histórica, apresentando suas múltiplas possibilidades de pesquisa e interpretação. Cada vez com mais intensidade os historiadores são orientados por novos questionamentos que alargam suas possibilidades de pesquisa, ampliando a perspectiva no modo de se produzir conhecimentos históricos, enriquecendo-se, neste caso, o próprio conceito de fontes históricas. Partimos do pressuposto do livro didático entendido como um complexo objeto cultural que enseja novas possibilidades de pesquisa além daquelas relacionadas à didática e metodologia do ensino. Hoje, por exemplo, o livro didático, antes compreendido como um simples manual escolar tornou-se objeto e fonte de pesquisa histórica e educacional. Com as influências advindas da Nova História Cultural, não somente o livro didático em si passou a ser analisado, mas também as práticas de leituras que dele se fazia. É significativo o estado da arte da pesquisa sobre o livro didático no Brasil. Pesquisas desenvolvidas tanto em Programas de Pós-Graduação em História quanto em Educação, trazem cada vez mais, novas problemáticas, novos questionamentos oriundos das mais diversas experiências com os livros escolares. O Manual didático, enquanto produto cultural produzido em determinada época traz consigo peculiaridades indeléveis do período histórico ao qual faz referência. É nesse sentido que acreditamos que esse instrumento educacional deva ser cada vez mais interrogado no intuito de se entender não só a História da Educação, mas também como a sociedade vigente do período de elaboração do material didático pensava o intelectual, o livro, a leitura e a escrita, temáticas tão ligadas à corrente da Nova História Cultural. Assim, por uma renovação teórico-metodológica, sugerimos o livro didático como objeto e fonte de pesquisa histórica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleLivros didáticos como fontes históricas.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34284-
dc.date.accessioned2024-02-02T16:54:49Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T16:54:49Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivros didáticos como fontes históricaspt_BR
dc.subjectFonte histórica - livro didáticopt_BR
dc.subjectManual didáticopt_BR
dc.subjectHistória da Educação - livro didáticopt_BR
dc.subjectNova História Culturalpt_BR
dc.subjectTextbooks as historical sourcespt_BR
dc.subjectHistorical source - textbookpt_BR
dc.subjectDidactic manualpt_BR
dc.subjectHistory of Education - textbookpt_BR
dc.subjectNew Cultural Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSALLES, André Mendes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTextbooks as historical sources.pt_BR
dc.identifier.citationSALLES, André Mendes. Livros didáticos como fontes históricas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 16: Fissuras na história e reconfigurações nas culturas pedagógicas: fontes históricas, identidades docentes e educação histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2300-2309. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34284pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 16: Fissuras na Hist. e Reconfig. nas Cult. Pedagógicas: Fontes Hist., Identidades Docentes e Educ. Histórica.

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LIVROS DIDÁTICOS COMO FONTES HISTÓRICAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 16 2010..pdfLivros didáticos como fontes históricas. - Evento II Colóquio Int. de História GT 16 2010154.17 kBAdobe PDFView/Open


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