Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34284
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Pretende-se neste trabalho realizar uma discussão acerca do livro didático como fonte histórica, apresentando suas múltiplas possibilidades de pesquisa e interpretação. Cada vez com mais intensidade os historiadores são orientados por novos questionamentos que alargam suas possibilidades de pesquisa, ampliando a perspectiva no modo de se produzir conhecimentos históricos, enriquecendo-se, neste caso, o próprio conceito de fontes históricas. Partimos do pressuposto do livro didático entendido como um complexo objeto cultural que enseja novas possibilidades de pesquisa além daquelas relacionadas à didática e metodologia do ensino. Hoje, por exemplo, o livro didático, antes compreendido como um simples manual escolar tornou-se objeto e fonte de pesquisa histórica e educacional. Com as influências advindas da Nova História Cultural, não somente o livro didático em si passou a ser analisado, mas também as práticas de leituras que dele se fazia. É significativo o estado da arte da pesquisa sobre o livro didático no Brasil. Pesquisas desenvolvidas tanto em Programas de Pós-Graduação em História quanto em Educação, trazem cada vez mais, novas problemáticas, novos questionamentos oriundos das mais diversas experiências com os livros escolares. O Manual didático, enquanto produto cultural produzido em determinada época traz consigo peculiaridades indeléveis do período histórico ao qual faz referência. É nesse sentido que acreditamos que esse instrumento educacional deva ser cada vez mais interrogado no intuito de se entender não só a História da Educação, mas também como a sociedade vigente do período de elaboração do material didático pensava o intelectual, o livro, a leitura e a escrita, temáticas tão ligadas à corrente da Nova História Cultural. Assim, por uma renovação teórico-metodológica, sugerimos o livro didático como objeto e fonte de pesquisa histórica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Livros didáticos como fontes históricas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34284 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T16:54:49Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02 | - |
dc.date.available | 2024-02-02T16:54:49Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos como fontes históricas | pt_BR |
dc.subject | Fonte histórica - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Manual didático | pt_BR |
dc.subject | História da Educação - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Nova História Cultural | pt_BR |
dc.subject | Textbooks as historical sources | pt_BR |
dc.subject | Historical source - textbook | pt_BR |
dc.subject | Didactic manual | pt_BR |
dc.subject | History of Education - textbook | pt_BR |
dc.subject | New Cultural History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SALLES, André Mendes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Textbooks as historical sources. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SALLES, André Mendes. Livros didáticos como fontes históricas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 16: Fissuras na história e reconfigurações nas culturas pedagógicas: fontes históricas, identidades docentes e educação histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2300-2309. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34284 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 16: Fissuras na Hist. e Reconfig. nas Cult. Pedagógicas: Fontes Hist., Identidades Docentes e Educ. Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIVROS DIDÁTICOS COMO FONTES HISTÓRICAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 16 2010..pdf | Livros didáticos como fontes históricas. - Evento II Colóquio Int. de História GT 16 2010 | 154.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.