Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA preocupação com materiais didáticos na sociedade brasileira vem sendo uma constante, abrindo destaque ao livro, de forma a configurar programas de cunho nacional que ao longo das décadas vem gerenciando a avaliação e distribuição desse instrumento didático para as escolas públicas do país. É o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) o responsável por essa demanda. Sua gênese data de meados da década de 20 com o Instituto Nacional do Livro (INL), órgão este que, no ano de 1976, segundo o MEC, se desfaz, dando lugar a outros programas, chegando à década de 80 às configurações que temos atualmente, inclusive com a escolha do livro pelos professores que os utilizarão. Inicia-se assim um processo de aperfeiçoamento, com maior destaque à década de 90, tendo em vista a nova configuração que esse projeto ganhou, com maior visibilidade e abrangência do processo de avaliação dos livros, feita a partir de critérios de avaliação expostos nos editais de convocação para inscrição das obras didáticas. Dessa maneira, esse Programa deixa de ser observado pelos pesquisadores apenas como um projeto de governo, e passa a ser visto também como um possível objeto de estudo. Assim, venho trazer com esse pôster uma nova proposta de fonte, fruto desse projeto, tanto para História como para a Educação: os livros didáticos, percebidos aqui como objetos culturais, já que produzem no seu interior (através de uma série de diálogos) valores que se fundem a sociedade que o produz e consome, e que vem ganhando visibilidade através do programa em questão, da avaliação deles e agora de seu memorial, que está em fase de desenvolvimento. Viso apresentar tal memorial, explicitando suas fases de produção, sua potencialidade como acervo para os pesquisadores que se interessem por essas áreas de conhecimento, em suas diversas perspectivas e abordagens de pesquisa, de maneira que o livro didático venha ser alvo de novos olhares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleMemorial do PNLD: o livro didático como objeto cultural e fonte para a pesquisa histórica.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34286-
dc.date.accessioned2024-02-02T17:19:28Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T17:19:28Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivro didático como fonte de pesquisapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectObjeto cultural - livro didáticopt_BR
dc.subjectMemorial - Programa Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectInstituto Nacional do Livro - livros didáticospt_BR
dc.subjectTextbook as a source of researchpt_BR
dc.subjectNational Textbook Programpt_BR
dc.subjectCultural object - textbookpt_BR
dc.subjectMemorial - National Textbook Programpt_BR
dc.subjectNational Book Institute - textbookspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Jandson Bernardo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePNLD Memorial: the textbook as a cultural object and source for historical research.pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Jandson Bernardo. Memorial do PNLD: o livro didático como objeto cultural e fonte para a pesquisa histórica. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 16: Fissuras na história e reconfigurações nas culturas pedagógicas: fontes históricas, identidades docentes e educação histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2349-2355. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34286pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 16: Fissuras na Hist. e Reconfig. nas Cult. Pedagógicas: Fontes Hist., Identidades Docentes e Educ. Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEMORIAL DO PNLD_ O LIVRO DIDÁTICO COMO OBJETO CULTURAL E FONTE PARA A PESQUISA HISTÓRICA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 16 2010..pdfMemorial do PNLD: o livro didático como o bjeto cultural e fonte para a pesquisa histórica. - Evento II Coloquio Int. de História GT 16 2010119.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.