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Title: História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural.
Other Titles: History and indigenous themes in the classroom: (re)cognizing cultural diversity.
???metadata.dc.creator???: DEMETRIO, Everton.
Keywords: Cultura indígena - sala de aula;Temática indígena - sala de aula;História e temática indígena;Educação étnico-racial - indígenas;Povos indígenas;Ensino de História e temática indígena;Indigenous culture - classroom;Indigenous theme - classroom;Indigenous history and theme;Ethnic-racial education - indigenous;Indigenous peoples;Teaching History and indigenous themes
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DEMETRIO, Everton. História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2368-2379. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288
???metadata.dc.description.resumo???: Temos hoje a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígenas nas escolas de educação básica de todo o Brasil, conforme determina a lei 11.645, sancionada pelo presidente Lula no dia 10 de março do ano em curso, ampliando as determinações da lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, contribuindo dessa forma para a discussão deste tema, possibilitando a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural na escola brasileira. Historicamente os índios têm sido objeto de múltiplas imagens e conceituações por parte dos nãoíndios e, em consequência, dos próprios índios, marcadas profundamente por preconceitos e ignorância. Desde a chegada dos portugueses e outros europeus que por aqui se instalaram, os habitantes nativos foram alvo de diferentes percepções e julgamentos quanto às características, aos comportamentos, às capacidades e à natureza biológica e espiritual que lhes são próprias. Neste sentido, o texto que ora apresentar-se-á visa, sobretudo, compartilhar experiência engendrada no âmbito da rede pública de ensino onde pudemos discutir a realidade dos povos indígenas, suas lutas e invisibilidade sócio-cultural e política, bem como promover um espaço de dialogo entre dois universos culturais distintos, possibilitando a construção de um conhecimento mais próximo da realidade indígena e dos estudos atuais sobre ela, valorizando o diálogo entre as diferenças. De forma tal, este texto é o registro comentado de uma vereda que se põe em aberto no contexto do ensino de história e da temática indígena; vereda que se propõe a tarefa de discutir visões estereotipadas, equívocos e os preconceitos comumente existentes sobre os “índios”, indicando subsídios para o estudo da temática indígena, na perspectiva do reconhecimento da diversidade étnica em nosso país.
Keywords: Cultura indígena - sala de aula
Temática indígena - sala de aula
História e temática indígena
Educação étnico-racial - indígenas
Povos indígenas
Ensino de História e temática indígena
Indigenous culture - classroom
Indigenous theme - classroom
Indigenous history and theme
Ethnic-racial education - indigenous
Indigenous peoples
Teaching History and indigenous themes
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena.

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