Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288
Title: | História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural. |
Other Titles: | History and indigenous themes in the classroom: (re)cognizing cultural diversity. |
???metadata.dc.creator???: | DEMETRIO, Everton. |
Keywords: | Cultura indígena - sala de aula;Temática indígena - sala de aula;História e temática indígena;Educação étnico-racial - indígenas;Povos indígenas;Ensino de História e temática indígena;Indigenous culture - classroom;Indigenous theme - classroom;Indigenous history and theme;Ethnic-racial education - indigenous;Indigenous peoples;Teaching History and indigenous themes |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | DEMETRIO, Everton. História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2368-2379. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Temos hoje a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígenas nas escolas de educação básica de todo o Brasil, conforme determina a lei 11.645, sancionada pelo presidente Lula no dia 10 de março do ano em curso, ampliando as determinações da lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, contribuindo dessa forma para a discussão deste tema, possibilitando a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural na escola brasileira. Historicamente os índios têm sido objeto de múltiplas imagens e conceituações por parte dos nãoíndios e, em consequência, dos próprios índios, marcadas profundamente por preconceitos e ignorância. Desde a chegada dos portugueses e outros europeus que por aqui se instalaram, os habitantes nativos foram alvo de diferentes percepções e julgamentos quanto às características, aos comportamentos, às capacidades e à natureza biológica e espiritual que lhes são próprias. Neste sentido, o texto que ora apresentar-se-á visa, sobretudo, compartilhar experiência engendrada no âmbito da rede pública de ensino onde pudemos discutir a realidade dos povos indígenas, suas lutas e invisibilidade sócio-cultural e política, bem como promover um espaço de dialogo entre dois universos culturais distintos, possibilitando a construção de um conhecimento mais próximo da realidade indígena e dos estudos atuais sobre ela, valorizando o diálogo entre as diferenças. De forma tal, este texto é o registro comentado de uma vereda que se põe em aberto no contexto do ensino de história e da temática indígena; vereda que se propõe a tarefa de discutir visões estereotipadas, equívocos e os preconceitos comumente existentes sobre os “índios”, indicando subsídios para o estudo da temática indígena, na perspectiva do reconhecimento da diversidade étnica em nosso país. |
Keywords: | Cultura indígena - sala de aula Temática indígena - sala de aula História e temática indígena Educação étnico-racial - indígenas Povos indígenas Ensino de História e temática indígena Indigenous culture - classroom Indigenous theme - classroom Indigenous history and theme Ethnic-racial education - indigenous Indigenous peoples Teaching History and indigenous themes |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HISTÓRIA E A TEMÁTICA INDÍGENA NA SALA DE AULA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 17 2010.pdf | História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural. - Evento II Colóquio Int. de História GT 17 2010 | 122.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.