Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoTemos hoje a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígenas nas escolas de educação básica de todo o Brasil, conforme determina a lei 11.645, sancionada pelo presidente Lula no dia 10 de março do ano em curso, ampliando as determinações da lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, contribuindo dessa forma para a discussão deste tema, possibilitando a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural na escola brasileira. Historicamente os índios têm sido objeto de múltiplas imagens e conceituações por parte dos nãoíndios e, em consequência, dos próprios índios, marcadas profundamente por preconceitos e ignorância. Desde a chegada dos portugueses e outros europeus que por aqui se instalaram, os habitantes nativos foram alvo de diferentes percepções e julgamentos quanto às características, aos comportamentos, às capacidades e à natureza biológica e espiritual que lhes são próprias. Neste sentido, o texto que ora apresentar-se-á visa, sobretudo, compartilhar experiência engendrada no âmbito da rede pública de ensino onde pudemos discutir a realidade dos povos indígenas, suas lutas e invisibilidade sócio-cultural e política, bem como promover um espaço de dialogo entre dois universos culturais distintos, possibilitando a construção de um conhecimento mais próximo da realidade indígena e dos estudos atuais sobre ela, valorizando o diálogo entre as diferenças. De forma tal, este texto é o registro comentado de uma vereda que se põe em aberto no contexto do ensino de história e da temática indígena; vereda que se propõe a tarefa de discutir visões estereotipadas, equívocos e os preconceitos comumente existentes sobre os “índios”, indicando subsídios para o estudo da temática indígena, na perspectiva do reconhecimento da diversidade étnica em nosso país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleHistória e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288-
dc.date.accessioned2024-02-02T17:47:34Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T17:47:34Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCultura indígena - sala de aulapt_BR
dc.subjectTemática indígena - sala de aulapt_BR
dc.subjectHistória e temática indígenapt_BR
dc.subjectEducação étnico-racial - indígenaspt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectEnsino de História e temática indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous culture - classroompt_BR
dc.subjectIndigenous theme - classroompt_BR
dc.subjectIndigenous history and themept_BR
dc.subjectEthnic-racial education - indigenouspt_BR
dc.subjectIndigenous peoplespt_BR
dc.subjectTeaching History and indigenous themespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDEMETRIO, Everton.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory and indigenous themes in the classroom: (re)cognizing cultural diversity.pt_BR
dc.identifier.citationDEMETRIO, Everton. História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2368-2379. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTÓRIA E A TEMÁTICA INDÍGENA NA SALA DE AULA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 17 2010.pdfHistória e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural. - Evento II Colóquio Int. de História GT 17 2010122.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.