Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoDevido à cultura indígena brasileira ter um histórico de desvalorização, a necessidade de se afirmar e valorizar esta cultura tem se tornado um mote de interesses, pois possibilita fornecer um maior conhecimento da historiografia brasileira a partir de um viés novo, o do indígena. Desta forma, a cultura e história indígena passam a ser de forma mais ativa, cenários de estudos, debates, discussões e inevitavelmente, pesquisas. Neste contexto, a pesquisa arqueológica torna-se mister para a construção de uma historiografia que venha a abranger os diversos discursos que foram anteriormente silenciados, e que possa suprir os imperativos da lei 11.645/08. O objetivo deste trabalho é apontar como a pesquisa científica institucional, e a prática educacional são instrumentos de constituição e de resgate da identidade cultural da população que hoje pouco sabe e pouco valoriza suas raízes, devido à relação de alteridade da população brasileira com seus antepassados indígenas; moralmente repassado não só pela historiografia positivista, como pela cultura social de valorização do outro, neste caso, o europeu. O propósito da pesquisa cientifica não deve carecer de produzir, de ter como finalidade a sua contribuição com a historiografia para melhor conhecer a préhistória de nosso país, buscando subsídios para o resgate da cultura originalmente nacional. No caso especifico de Guarabira, busca-se neste artigo apontar soluções para a quebra de paradigmas sócio-históricos estabelecidos culturalmente no decorrer da constituição de uma nacionalidade brasileira e referente aos povos indígenas, suas culturas e práticas ressoando em nossa contemporaneidade como práticas, vivência e cultura arcaicas, marginais, relegadas a representações gerais, globalizantes, aplanadoras. Através da pesquisa arqueológica e seus resultados, pretende-se conceituar uma discussão que se apresente como recurso a problemática vigorante entre a cultura e identidade indígenas e sua assimilação e aceitação pela sociedade atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titlePesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289-
dc.date.accessioned2024-02-02T17:50:14Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T17:50:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectGuarabira - PB - temática indígenapt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectAnálise arqueológica - temática indígenapt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectHistória indígenapt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectIdentidades indígenaspt_BR
dc.subjectGuarabira - PB - indigenous themept_BR
dc.subjectArcheologypt_BR
dc.subjectArchaeological analysis - indigenous themespt_BR
dc.subjectIndigenous culturept_BR
dc.subjectIndigenous historypt_BR
dc.subjectIndian peoplept_BR
dc.subjectIndigenous identitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Cinthia Raquel de França.-
dc.creatorSANTOS, Juvandi de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeResearch, Teaching and Cultural Identity: an archaeological analysis of indigenous themes in Guarabira - PB.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Cinthia Raquel de França; SANTOS, Juvandi de Souza. Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2391-2395. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PESQUISA, ENSINO E IDENTIDADE CULTURAL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 17 2010.pdfPesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB. - Evento II Colóquio Int. de História GT 17 201088.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.