Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292
Title: A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura.
Other Titles: Indigenous culture in the classroom: dialogues between History and Literature.
???metadata.dc.creator???: CUNHA, Robério Davi Borges.
Keywords: Cultura indígena - sala de aula;História e Literatura;Material didático e cultura indígena;Visão sobre povos indígenas - material didático;Livro didático - representação de povos indígenas;Educação etnico-racial - povos indígenas;Temática indígena - sala de aula;Indigenous culture - classroom;History and Literature;Didactic material and indigenous culture;Vision about indigenous peoples - teaching material;Textbook - representation of indigenous peoples;Ethnic-racial education - indigenous peoples;Indigenous theme - classroom
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CUNHA, Robério Davi Borges. A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2415-2420. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292
???metadata.dc.description.resumo???: Este texto é resultado de uma pesquisa de Iniciação científica em andamento intitulada: A Cultura Indígena em Sala de Aula: Leituras Históricas e Literárias. Nosso objetivo é verificar de que modo a cultura indigena encontra inserção na sala de aula, a partir do material didático utilizado. A proposta é fazer uma discussão a partir da interface de saberes tais como a História e Literatura, para a partir deste diálogo refletir como a cultura indigena aparece nos textos literários. Na elaboração deste texto, fizemos uma pesquisa bibliográfica com intuito de fazer uma interface de saberes entre história e literatura, no propósito de verificar a elaboração da escrita da História, focalizando a visão elaborado dos povos indígenas, o que possibilita a construção de um novo sentido histórico sobre estes povos e a valorização deste grupo que é de primas importância para a História do nosso país. Observamos que, mesmo com a culminância da Lei 11.645/08, que instituiu a obrigatoriedade do ensino das populações afro- brasileiras e indígenas, ainda existe pouco material didático produzido e conhecido sobre este tema para a escola, por isso se torna necessário a discussão e reflexão sobre o tema na educação, no sentido de diminuir os preconceitos e resistências em se trabalhar este temas em sala de aula, possibilitando ao docente ter possibilidade de manuseio de ferramentas teórico-metodológicas a serem utilizadas no ambiente de ensino. O Debate entre a História e a Literatura propicia recursos investigativos para analisar e refletir sobre as práticas culturais indígenas valorizando os aspectos cotidianos, religiosos, étnicos e humano do grande legado cultural que eles deixaram para o nosso país, desconstruindo uma visão eurocêntrica que subordinava estes povos a exóticos e bárbaros. No contexto dos estudos culturais é possível enxergar uma “Nova História” com a incursão destes personagens como protagonistas do processo histórico a que fomos submetidos, e o discurso da alteridade colabora com a desmistificação da visão construída em relação aos povos indígenas, mostrando que nossa cultura possuí relações profundas com a cultura indígena, logo deve haver um significado no conteúdo produzido sobre estes povos a partir de suas manifestações culturais, para entender a contribuições que estes legaram fazem no decorrer da História.
Keywords: Cultura indígena - sala de aula
História e Literatura
Material didático e cultura indígena
Visão sobre povos indígenas - material didático
Livro didático - representação de povos indígenas
Educação etnico-racial - povos indígenas
Temática indígena - sala de aula
Indigenous culture - classroom
History and Literature
Didactic material and indigenous culture
Vision about indigenous peoples - teaching material
Textbook - representation of indigenous peoples
Ethnic-racial education - indigenous peoples
Indigenous theme - classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CULTURA INDIGENA NA SALA DE AULA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 17 2010.pdfA cultura indígena na sala de aula - Evento II Colóquio Int.de História GT 16 2010.89.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.