Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este texto é resultado de uma pesquisa de Iniciação científica em andamento intitulada: A Cultura Indígena em Sala de Aula: Leituras Históricas e Literárias. Nosso objetivo é verificar de que modo a cultura indigena encontra inserção na sala de aula, a partir do material didático utilizado. A proposta é fazer uma discussão a partir da interface de saberes tais como a História e Literatura, para a partir deste diálogo refletir como a cultura indigena aparece nos textos literários. Na elaboração deste texto, fizemos uma pesquisa bibliográfica com intuito de fazer uma interface de saberes entre história e literatura, no propósito de verificar a elaboração da escrita da História, focalizando a visão elaborado dos povos indígenas, o que possibilita a construção de um novo sentido histórico sobre estes povos e a valorização deste grupo que é de primas importância para a História do nosso país. Observamos que, mesmo com a culminância da Lei 11.645/08, que instituiu a obrigatoriedade do ensino das populações afro- brasileiras e indígenas, ainda existe pouco material didático produzido e conhecido sobre este tema para a escola, por isso se torna necessário a discussão e reflexão sobre o tema na educação, no sentido de diminuir os preconceitos e resistências em se trabalhar este temas em sala de aula, possibilitando ao docente ter possibilidade de manuseio de ferramentas teórico-metodológicas a serem utilizadas no ambiente de ensino. O Debate entre a História e a Literatura propicia recursos investigativos para analisar e refletir sobre as práticas culturais indígenas valorizando os aspectos cotidianos, religiosos, étnicos e humano do grande legado cultural que eles deixaram para o nosso país, desconstruindo uma visão eurocêntrica que subordinava estes povos a exóticos e bárbaros. No contexto dos estudos culturais é possível enxergar uma “Nova História” com a incursão destes personagens como protagonistas do processo histórico a que fomos submetidos, e o discurso da alteridade colabora com a desmistificação da visão construída em relação aos povos indígenas, mostrando que nossa cultura possuí relações profundas com a cultura indígena, logo deve haver um significado no conteúdo produzido sobre estes povos a partir de suas manifestações culturais, para entender a contribuições que estes legaram fazem no decorrer da História. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T18:03:27Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02 | - |
dc.date.available | 2024-02-02T18:03:27Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Cultura indígena - sala de aula | pt_BR |
dc.subject | História e Literatura | pt_BR |
dc.subject | Material didático e cultura indígena | pt_BR |
dc.subject | Visão sobre povos indígenas - material didático | pt_BR |
dc.subject | Livro didático - representação de povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Educação etnico-racial - povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Temática indígena - sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Indigenous culture - classroom | pt_BR |
dc.subject | History and Literature | pt_BR |
dc.subject | Didactic material and indigenous culture | pt_BR |
dc.subject | Vision about indigenous peoples - teaching material | pt_BR |
dc.subject | Textbook - representation of indigenous peoples | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial education - indigenous peoples | pt_BR |
dc.subject | Indigenous theme - classroom | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CUNHA, Robério Davi Borges. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Indigenous culture in the classroom: dialogues between History and Literature. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CUNHA, Robério Davi Borges. A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2415-2420. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A CULTURA INDIGENA NA SALA DE AULA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 17 2010.pdf | A cultura indígena na sala de aula - Evento II Colóquio Int.de História GT 16 2010. | 89.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.