Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste texto é resultado de uma pesquisa de Iniciação científica em andamento intitulada: A Cultura Indígena em Sala de Aula: Leituras Históricas e Literárias. Nosso objetivo é verificar de que modo a cultura indigena encontra inserção na sala de aula, a partir do material didático utilizado. A proposta é fazer uma discussão a partir da interface de saberes tais como a História e Literatura, para a partir deste diálogo refletir como a cultura indigena aparece nos textos literários. Na elaboração deste texto, fizemos uma pesquisa bibliográfica com intuito de fazer uma interface de saberes entre história e literatura, no propósito de verificar a elaboração da escrita da História, focalizando a visão elaborado dos povos indígenas, o que possibilita a construção de um novo sentido histórico sobre estes povos e a valorização deste grupo que é de primas importância para a História do nosso país. Observamos que, mesmo com a culminância da Lei 11.645/08, que instituiu a obrigatoriedade do ensino das populações afro- brasileiras e indígenas, ainda existe pouco material didático produzido e conhecido sobre este tema para a escola, por isso se torna necessário a discussão e reflexão sobre o tema na educação, no sentido de diminuir os preconceitos e resistências em se trabalhar este temas em sala de aula, possibilitando ao docente ter possibilidade de manuseio de ferramentas teórico-metodológicas a serem utilizadas no ambiente de ensino. O Debate entre a História e a Literatura propicia recursos investigativos para analisar e refletir sobre as práticas culturais indígenas valorizando os aspectos cotidianos, religiosos, étnicos e humano do grande legado cultural que eles deixaram para o nosso país, desconstruindo uma visão eurocêntrica que subordinava estes povos a exóticos e bárbaros. No contexto dos estudos culturais é possível enxergar uma “Nova História” com a incursão destes personagens como protagonistas do processo histórico a que fomos submetidos, e o discurso da alteridade colabora com a desmistificação da visão construída em relação aos povos indígenas, mostrando que nossa cultura possuí relações profundas com a cultura indígena, logo deve haver um significado no conteúdo produzido sobre estes povos a partir de suas manifestações culturais, para entender a contribuições que estes legaram fazem no decorrer da História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292-
dc.date.accessioned2024-02-02T18:03:27Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T18:03:27Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCultura indígena - sala de aulapt_BR
dc.subjectHistória e Literaturapt_BR
dc.subjectMaterial didático e cultura indígenapt_BR
dc.subjectVisão sobre povos indígenas - material didáticopt_BR
dc.subjectLivro didático - representação de povos indígenaspt_BR
dc.subjectEducação etnico-racial - povos indígenaspt_BR
dc.subjectTemática indígena - sala de aulapt_BR
dc.subjectIndigenous culture - classroompt_BR
dc.subjectHistory and Literaturept_BR
dc.subjectDidactic material and indigenous culturept_BR
dc.subjectVision about indigenous peoples - teaching materialpt_BR
dc.subjectTextbook - representation of indigenous peoplespt_BR
dc.subjectEthnic-racial education - indigenous peoplespt_BR
dc.subjectIndigenous theme - classroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCUNHA, Robério Davi Borges.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIndigenous culture in the classroom: dialogues between History and Literature.pt_BR
dc.identifier.citationCUNHA, Robério Davi Borges. A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2415-2420. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CULTURA INDIGENA NA SALA DE AULA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 17 2010.pdfA cultura indígena na sala de aula - Evento II Colóquio Int.de História GT 16 2010.89.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.