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dc.description.resumoDesde fins do século passado movimentos sociais indígenas têm se solidificado a partir dos eventos dos quinhentos anos de “descobrimento” da América. Em todo o continente, grupos indígenas realizaram protestos contra o que se denominou em muitos países “comemorações”, cientes de que havia muito mais a lamentar – o genocídio – do que a comemorar. A partir de então, o processo de organização desses movimentos não parou mais e eventos como a eclosão do Exército Zapatista de Libertação Nacional no estado mexicano de Chiapas e a eleição e re-eleição de Evo Morales na Bolívia talvez sejam os mais famosos embora, com certeza, não os únicos na América Latina. Nesse contexto, a valorização de estudos e pesquisas acerca da cultura ancestral tem ocupado um lugar central nesses novos movimentos sociais, fazendo com que a questão da educação indígena adquira uma grande importância para o século XXI, constituindo-se numa bandeira de muitas comunidades em todo o continente, algumas em estágio bem avançado, a exemplo da Bolívia que, em 2008, criou três universidades indígenas e do Equador, cuja Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", foi criada pela Ley 2004-40, de 05 de agosto de 2004, sob o patrocínio da CONAIE - Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador – e do Instituto Científico de Culturas Indígenas "ICCI", Amawta Runakunapak Yachay "ARY". Sabendo que esse processo também interessa às comunidades indígenas no Brasil, estamos interessados em apresentar algumas questões referentes ao tema, a partir das realidades de Bolívia e Equador, divididas em três momentos históricos: o processo de criação da Escola-Ayllu Warisata, na Bolívia em 1931, sua destruição e persistência na memória coletiva da etnia aymara boliviana; a Universidad Indígena Tupaj Katari - também boliviana – e seus pressupostos de atuação e a já citada Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", equatoriana, a partir da organização do currículo do curso de Licenciatura em Ciências da Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titlePassado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294-
dc.date.accessioned2024-02-02T18:16:50Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T18:16:50Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectIndígenas - Educaçãopt_BR
dc.subjectAmérica Latina - Educação Indígenapt_BR
dc.subjectMovimentos sociais indígenas - Educaçãopt_BR
dc.subjectCultura ancestral - indígenaspt_BR
dc.subjectHistória indígena - América Latinapt_BR
dc.subjectUniversidades indígenas - Bolívia e Equadorpt_BR
dc.subjectEscola-Ayllu Warisata - indígenapt_BR
dc.subjectUniversidad Indígena Tupaj Katari - Bolíviapt_BR
dc.subjectUniversidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi” - Equadorpt_BR
dc.subjectEquador - universidade indígnapt_BR
dc.subjectBolívia - universidade indígenapt_BR
dc.subjectEducação superior indígena - América Latinapt_BR
dc.subjectIndigenous educationpt_BR
dc.subjectIndigenous Peoples - Educationpt_BR
dc.subjectLatin America - Indigenous Educationpt_BR
dc.subjectIndigenous social movements - Educationpt_BR
dc.subjectAncestral culture - indigenouspt_BR
dc.subjectIndigenous history - Latin Americapt_BR
dc.subjectIndigenous universities - Bolivia and Ecuadorpt_BR
dc.subjectSchool-Warisata Village - indigenouspt_BR
dc.subjectTupaj Katari Indigenous University - Boliviapt_BR
dc.subjectIntercultural University of Indigenous Nationalities and Peoples "Amawtay Wasi” - Ecuadorpt_BR
dc.subjectEcuador - indigenous universitypt_BR
dc.subjectBolivia - indigenous universitypt_BR
dc.subjectIndigenous higher education - Latin Americapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Celso Gestermeier do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePast(s) and present(s): indigenous education as a flag of struggle in Latin America.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Celso Gestermeier do. Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2357-2367. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena.

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