Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34295
Title: | Produção de saberes históricos e pedagógicos em rede: sensibilidades, fissuras e interfaces de campos de saber. |
Other Titles: | Production of historical and pedagogical knowledge in a network: sensibilities, fissures and interfaces between fields of knowledge. |
???metadata.dc.creator???: | CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
Keywords: | Educação histórica;Saberes históricos;Saberes pedagógicos;Produção do conhecimento histórico - epistemologia;Identidades docentes em História;Culturas escolares;Ensino de História;História da Educação;Historical education;Historical knowledge;Pedagogical knowledge;Production of historical knowledge - epistemology;Teaching identities in History;School cultures;Teaching History;History of Education |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. Produção de saberes históricos e pedagógicos em rede: sensibilidades, fissuras e interfaces de campos de saber. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 16: Fissuras na história e reconfigurações nas culturas pedagógicas: fontes históricas, identidades docentes e educação histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2274-2286. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34295 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Em sintonia com as recentes mudanças teórico-epistemológicas no campo da produção do conhecimento histórico, esse trabalho problematiza como as culturas escolares e as identidades docentes em história são experimentadas e subjetivadas de modos diversos e, logo, como são repensadas e se tornam alvo do debate contemporâneo sobre o ensino de história e os estudos sobre história da educação. Nesse cenário discursivo e fundamentada numa perspectiva do sensível, ressalto as subjetividades, os sentidos e os sentimentos na produção de saberes, que mediados por relações de poder, repercutem sobre as reconfigurações dos discursos historiográficos, pedagógicos, das identidades docentes e da educação histórica. Enfatizo, nesse sentido, a relevância acadêmica, pedagógica e historiográfica dos estudos e reflexões em torno de conceitos, abordagens e fontes históricas pouco exploradas e muito férteis para estudiosos e historiadores que se debruçam sobre novos paradigmas e em contato com novas condições e possibilidades no ofício do historiador, em especial, aqueles que se debruçam no circuito da educação histórica. Certamente, os estudos sobre identidades, sejam elas, docentes, discentes, pedagógicas e historiográficas se configuram em fabricos culturais e históricos, que envolvem sentidos e valores produzidas no campo cultural e mais amplo,em interface com as pedagógicas. Interrogo como os sujeitos escolares e escolarizados, as culturas pedagógicas e historiográficas se relacionam e se afetam e,problematizo as intensidades e demarcações nos experimentos e crenças no campo da história e do ensino de história na atualidade. Atento para as possibilidades pedagógicas, dasafios e temores rondam nesse cenário de mudanças vorazes e desterritorializantes para os sujeitos docentes e discentes, problematizando redefinições que atravessam o ofício do historiador. Quais as intenções epistemológicas e metodológicas dos discursos desconstrutivistas sobre educação e ensino de história? Que identidades são pensadas como eficazes nas culturas escolares e quais as novas competências e habilidades pensadas para o sujeito historiador e para todos os sujeitos escolares. Essas são muitas das inquietações e problemáticas em discussão, efervescente no campo das ciências históricas, em interface com o ensino de história, que pretendo por em questão. |
Keywords: | Educação histórica Saberes históricos Saberes pedagógicos Produção do conhecimento histórico - epistemologia Identidades docentes em História Culturas escolares Ensino de História História da Educação Historical education Historical knowledge Pedagogical knowledge Production of historical knowledge - epistemology Teaching identities in History School cultures Teaching History History of Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34295 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 16: Fissuras na Hist. e Reconfig. nas Cult. Pedagógicas: Fontes Hist., Identidades Docentes e Educ. Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRODUÇÃO DE SABERES HISTÓRICOS E PEDAGÓGICAS EM REDE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 16 2010..pdf | Produção de saberes históricos e pedagógicos em rede - Evento II Colóquio Int.de História GT 16 2010. | 145.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.