Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34295
Title: Produção de saberes históricos e pedagógicos em rede: sensibilidades, fissuras e interfaces de campos de saber.
Other Titles: Production of historical and pedagogical knowledge in a network: sensibilities, fissures and interfaces between fields of knowledge.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
Keywords: Educação histórica;Saberes históricos;Saberes pedagógicos;Produção do conhecimento histórico - epistemologia;Identidades docentes em História;Culturas escolares;Ensino de História;História da Educação;Historical education;Historical knowledge;Pedagogical knowledge;Production of historical knowledge - epistemology;Teaching identities in History;School cultures;Teaching History;History of Education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. Produção de saberes históricos e pedagógicos em rede: sensibilidades, fissuras e interfaces de campos de saber. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 16: Fissuras na história e reconfigurações nas culturas pedagógicas: fontes históricas, identidades docentes e educação histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2274-2286. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34295
???metadata.dc.description.resumo???: Em sintonia com as recentes mudanças teórico-epistemológicas no campo da produção do conhecimento histórico, esse trabalho problematiza como as culturas escolares e as identidades docentes em história são experimentadas e subjetivadas de modos diversos e, logo, como são repensadas e se tornam alvo do debate contemporâneo sobre o ensino de história e os estudos sobre história da educação. Nesse cenário discursivo e fundamentada numa perspectiva do sensível, ressalto as subjetividades, os sentidos e os sentimentos na produção de saberes, que mediados por relações de poder, repercutem sobre as reconfigurações dos discursos historiográficos, pedagógicos, das identidades docentes e da educação histórica. Enfatizo, nesse sentido, a relevância acadêmica, pedagógica e historiográfica dos estudos e reflexões em torno de conceitos, abordagens e fontes históricas pouco exploradas e muito férteis para estudiosos e historiadores que se debruçam sobre novos paradigmas e em contato com novas condições e possibilidades no ofício do historiador, em especial, aqueles que se debruçam no circuito da educação histórica. Certamente, os estudos sobre identidades, sejam elas, docentes, discentes, pedagógicas e historiográficas se configuram em fabricos culturais e históricos, que envolvem sentidos e valores produzidas no campo cultural e mais amplo,em interface com as pedagógicas. Interrogo como os sujeitos escolares e escolarizados, as culturas pedagógicas e historiográficas se relacionam e se afetam e,problematizo as intensidades e demarcações nos experimentos e crenças no campo da história e do ensino de história na atualidade. Atento para as possibilidades pedagógicas, dasafios e temores rondam nesse cenário de mudanças vorazes e desterritorializantes para os sujeitos docentes e discentes, problematizando redefinições que atravessam o ofício do historiador. Quais as intenções epistemológicas e metodológicas dos discursos desconstrutivistas sobre educação e ensino de história? Que identidades são pensadas como eficazes nas culturas escolares e quais as novas competências e habilidades pensadas para o sujeito historiador e para todos os sujeitos escolares. Essas são muitas das inquietações e problemáticas em discussão, efervescente no campo das ciências históricas, em interface com o ensino de história, que pretendo por em questão.
Keywords: Educação histórica
Saberes históricos
Saberes pedagógicos
Produção do conhecimento histórico - epistemologia
Identidades docentes em História
Culturas escolares
Ensino de História
História da Educação
Historical education
Historical knowledge
Pedagogical knowledge
Production of historical knowledge - epistemology
Teaching identities in History
School cultures
Teaching History
History of Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34295
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 16: Fissuras na Hist. e Reconfig. nas Cult. Pedagógicas: Fontes Hist., Identidades Docentes e Educ. Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRODUÇÃO DE SABERES HISTÓRICOS E PEDAGÓGICAS EM REDE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 16 2010..pdfProdução de saberes históricos e pedagógicos em rede - Evento II Colóquio Int.de História GT 16 2010.145.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.