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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Em sintonia com as recentes mudanças teórico-epistemológicas no campo da produção do conhecimento histórico, esse trabalho problematiza como as culturas escolares e as identidades docentes em história são experimentadas e subjetivadas de modos diversos e, logo, como são repensadas e se tornam alvo do debate contemporâneo sobre o ensino de história e os estudos sobre história da educação. Nesse cenário discursivo e fundamentada numa perspectiva do sensível, ressalto as subjetividades, os sentidos e os sentimentos na produção de saberes, que mediados por relações de poder, repercutem sobre as reconfigurações dos discursos historiográficos, pedagógicos, das identidades docentes e da educação histórica. Enfatizo, nesse sentido, a relevância acadêmica, pedagógica e historiográfica dos estudos e reflexões em torno de conceitos, abordagens e fontes históricas pouco exploradas e muito férteis para estudiosos e historiadores que se debruçam sobre novos paradigmas e em contato com novas condições e possibilidades no ofício do historiador, em especial, aqueles que se debruçam no circuito da educação histórica. Certamente, os estudos sobre identidades, sejam elas, docentes, discentes, pedagógicas e historiográficas se configuram em fabricos culturais e históricos, que envolvem sentidos e valores produzidas no campo cultural e mais amplo,em interface com as pedagógicas. Interrogo como os sujeitos escolares e escolarizados, as culturas pedagógicas e historiográficas se relacionam e se afetam e,problematizo as intensidades e demarcações nos experimentos e crenças no campo da história e do ensino de história na atualidade. Atento para as possibilidades pedagógicas, dasafios e temores rondam nesse cenário de mudanças vorazes e desterritorializantes para os sujeitos docentes e discentes, problematizando redefinições que atravessam o ofício do historiador. Quais as intenções epistemológicas e metodológicas dos discursos desconstrutivistas sobre educação e ensino de história? Que identidades são pensadas como eficazes nas culturas escolares e quais as novas competências e habilidades pensadas para o sujeito historiador e para todos os sujeitos escolares. Essas são muitas das inquietações e problemáticas em discussão, efervescente no campo das ciências históricas, em interface com o ensino de história, que pretendo por em questão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Produção de saberes históricos e pedagógicos em rede: sensibilidades, fissuras e interfaces de campos de saber. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34295 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T18:47:08Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02 | - |
dc.date.available | 2024-02-02T18:47:08Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação histórica | pt_BR |
dc.subject | Saberes históricos | pt_BR |
dc.subject | Saberes pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Produção do conhecimento histórico - epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Identidades docentes em História | pt_BR |
dc.subject | Culturas escolares | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Historical education | pt_BR |
dc.subject | Historical knowledge | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical knowledge | pt_BR |
dc.subject | Production of historical knowledge - epistemology | pt_BR |
dc.subject | Teaching identities in History | pt_BR |
dc.subject | School cultures | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | History of Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Production of historical and pedagogical knowledge in a network: sensibilities, fissures and interfaces between fields of knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. Produção de saberes históricos e pedagógicos em rede: sensibilidades, fissuras e interfaces de campos de saber. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 16: Fissuras na história e reconfigurações nas culturas pedagógicas: fontes históricas, identidades docentes e educação histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2274-2286. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34295 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 16: Fissuras na Hist. e Reconfig. nas Cult. Pedagógicas: Fontes Hist., Identidades Docentes e Educ. Histórica. |
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PRODUÇÃO DE SABERES HISTÓRICOS E PEDAGÓGICAS EM REDE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 16 2010..pdf | Produção de saberes históricos e pedagógicos em rede - Evento II Colóquio Int.de História GT 16 2010. | 145.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
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