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dc.description.resumoEm sintonia com as recentes mudanças teórico-epistemológicas no campo da produção do conhecimento histórico, esse trabalho problematiza como as culturas escolares e as identidades docentes em história são experimentadas e subjetivadas de modos diversos e, logo, como são repensadas e se tornam alvo do debate contemporâneo sobre o ensino de história e os estudos sobre história da educação. Nesse cenário discursivo e fundamentada numa perspectiva do sensível, ressalto as subjetividades, os sentidos e os sentimentos na produção de saberes, que mediados por relações de poder, repercutem sobre as reconfigurações dos discursos historiográficos, pedagógicos, das identidades docentes e da educação histórica. Enfatizo, nesse sentido, a relevância acadêmica, pedagógica e historiográfica dos estudos e reflexões em torno de conceitos, abordagens e fontes históricas pouco exploradas e muito férteis para estudiosos e historiadores que se debruçam sobre novos paradigmas e em contato com novas condições e possibilidades no ofício do historiador, em especial, aqueles que se debruçam no circuito da educação histórica. Certamente, os estudos sobre identidades, sejam elas, docentes, discentes, pedagógicas e historiográficas se configuram em fabricos culturais e históricos, que envolvem sentidos e valores produzidas no campo cultural e mais amplo,em interface com as pedagógicas. Interrogo como os sujeitos escolares e escolarizados, as culturas pedagógicas e historiográficas se relacionam e se afetam e,problematizo as intensidades e demarcações nos experimentos e crenças no campo da história e do ensino de história na atualidade. Atento para as possibilidades pedagógicas, dasafios e temores rondam nesse cenário de mudanças vorazes e desterritorializantes para os sujeitos docentes e discentes, problematizando redefinições que atravessam o ofício do historiador. Quais as intenções epistemológicas e metodológicas dos discursos desconstrutivistas sobre educação e ensino de história? Que identidades são pensadas como eficazes nas culturas escolares e quais as novas competências e habilidades pensadas para o sujeito historiador e para todos os sujeitos escolares. Essas são muitas das inquietações e problemáticas em discussão, efervescente no campo das ciências históricas, em interface com o ensino de história, que pretendo por em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleProdução de saberes históricos e pedagógicos em rede: sensibilidades, fissuras e interfaces de campos de saber.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34295-
dc.date.accessioned2024-02-02T18:47:08Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T18:47:08Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação históricapt_BR
dc.subjectSaberes históricospt_BR
dc.subjectSaberes pedagógicospt_BR
dc.subjectProdução do conhecimento histórico - epistemologiapt_BR
dc.subjectIdentidades docentes em Históriapt_BR
dc.subjectCulturas escolarespt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectHistorical educationpt_BR
dc.subjectHistorical knowledgept_BR
dc.subjectPedagogical knowledgept_BR
dc.subjectProduction of historical knowledge - epistemologypt_BR
dc.subjectTeaching identities in Historypt_BR
dc.subjectSchool culturespt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistory of Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProduction of historical and pedagogical knowledge in a network: sensibilities, fissures and interfaces between fields of knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. Produção de saberes históricos e pedagógicos em rede: sensibilidades, fissuras e interfaces de campos de saber. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 16: Fissuras na história e reconfigurações nas culturas pedagógicas: fontes históricas, identidades docentes e educação histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2274-2286. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34295pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 16: Fissuras na Hist. e Reconfig. nas Cult. Pedagógicas: Fontes Hist., Identidades Docentes e Educ. Histórica.

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PRODUÇÃO DE SABERES HISTÓRICOS E PEDAGÓGICAS EM REDE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 16 2010..pdfProdução de saberes históricos e pedagógicos em rede - Evento II Colóquio Int.de História GT 16 2010.145.75 kBAdobe PDFView/Open


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