Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303
Title: Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.
Other Titles: Identity and history teaching in Assu: a research experience in Sertão Potiguar.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Roberg Januário dos.
Keywords: Identidade e ensino de História;Ensino de História;Assú - RN - ensino de História;Sertão Potiguar - ensino de História;Projeto Açu sob o olhar de Clio;Projeto Açu sob o olhar de Clio;História local - Assú - RN;Identity and History teaching;Teaching History;Assú - RN - History teaching;Sertão Potiguar - History teaching;Açu Project under the eyes of Clio;Açu Project under the eyes of Clio;Local history - Assú - RN
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2525-2534. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado “Açu sob o olhar de Clio: o município na percepção dos professores de História” (concluído) que teve como propósito principal identificar o lugar atribuído à história local no nível fundamental de ensino das escolas localizadas no município potiguar de Assu. De forma específica esse estudo objetiva compreender a relação entre as perspectivas identitárias dos professores assuenses, no tocante ao seu lugar de vivência (Assu), e os conteúdos trabalhados na abordagem da história local em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois este tipo de investigação permite uma interpretação da realidade não apenas pela materialidade, mas também por meio da imaginação e do simbólico. Nesse sentido, a investigação teve como principal estratégia para construção de dados a aplicação de questionários junto a instituições ligadas ao ensino e a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores de História do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas privadas e públicas. Nas questões relacionadas ao ensino de História, o trabalho toma por base as contribuições de Bittencourt (2004); Barbosa (2006) Abreu e Soihet (2003) entre outros. Para fundamentar as discussões acerca das identidades culturais consideramos os estudos de Hall (2006) e Silva (2006).
Keywords: Identidade e ensino de História
Ensino de História
Assú - RN - ensino de História
Sertão Potiguar - ensino de História
Projeto Açu sob o olhar de Clio
Projeto Açu sob o olhar de Clio
História local - Assú - RN
Identity and History teaching
Teaching History
Assú - RN - History teaching
Sertão Potiguar - History teaching
Açu Project under the eyes of Clio
Açu Project under the eyes of Clio
Local history - Assú - RN
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 18: Identidade e Alteridade: Sensibilidades e Subjetividades no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IDENTIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA EM ASSU - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdfIdentidade e ensino de história em Assu - Evento II Coloquio Int. de História GT 18 2010.123.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.