Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado “Açu sob o olhar de Clio: o município na percepção dos professores de História” (concluído) que teve como propósito principal identificar o lugar atribuído à história local no nível fundamental de ensino das escolas localizadas no município potiguar de Assu. De forma específica esse estudo objetiva compreender a relação entre as perspectivas identitárias dos professores assuenses, no tocante ao seu lugar de vivência (Assu), e os conteúdos trabalhados na abordagem da história local em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois este tipo de investigação permite uma interpretação da realidade não apenas pela materialidade, mas também por meio da imaginação e do simbólico. Nesse sentido, a investigação teve como principal estratégia para construção de dados a aplicação de questionários junto a instituições ligadas ao ensino e a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores de História do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas privadas e públicas. Nas questões relacionadas ao ensino de História, o trabalho toma por base as contribuições de Bittencourt (2004); Barbosa (2006) Abreu e Soihet (2003) entre outros. Para fundamentar as discussões acerca das identidades culturais consideramos os estudos de Hall (2006) e Silva (2006).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleIdentidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303-
dc.date.accessioned2024-02-05T11:53:47Z-
dc.date.available2024-02-05-
dc.date.available2024-02-05T11:53:47Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIdentidade e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectAssú - RN - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectSertão Potiguar - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectProjeto Açu sob o olhar de Cliopt_BR
dc.subjectProjeto Açu sob o olhar de Cliopt_BR
dc.subjectHistória local - Assú - RNpt_BR
dc.subjectIdentity and History teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectAssú - RN - History teachingpt_BR
dc.subjectSertão Potiguar - History teachingpt_BR
dc.subjectAçu Project under the eyes of Cliopt_BR
dc.subjectAçu Project under the eyes of Cliopt_BR
dc.subjectLocal history - Assú - RNpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Roberg Januário dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIdentity and history teaching in Assu: a research experience in Sertão Potiguar.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2525-2534. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 18: Identidade e Alteridade: Sensibilidades e Subjetividades no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IDENTIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA EM ASSU - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdfIdentidade e ensino de história em Assu - Evento II Coloquio Int. de História GT 18 2010.123.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.