Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado “Açu sob o olhar de Clio: o município na percepção dos professores de História” (concluído) que teve como propósito principal identificar o lugar atribuído à história local no nível fundamental de ensino das escolas localizadas no município potiguar de Assu. De forma específica esse estudo objetiva compreender a relação entre as perspectivas identitárias dos professores assuenses, no tocante ao seu lugar de vivência (Assu), e os conteúdos trabalhados na abordagem da história local em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois este tipo de investigação permite uma interpretação da realidade não apenas pela materialidade, mas também por meio da imaginação e do simbólico. Nesse sentido, a investigação teve como principal estratégia para construção de dados a aplicação de questionários junto a instituições ligadas ao ensino e a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores de História do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas privadas e públicas. Nas questões relacionadas ao ensino de História, o trabalho toma por base as contribuições de Bittencourt (2004); Barbosa (2006) Abreu e Soihet (2003) entre outros. Para fundamentar as discussões acerca das identidades culturais consideramos os estudos de Hall (2006) e Silva (2006). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T11:53:47Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05 | - |
dc.date.available | 2024-02-05T11:53:47Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Identidade e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Assú - RN - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Sertão Potiguar - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Projeto Açu sob o olhar de Clio | pt_BR |
dc.subject | Projeto Açu sob o olhar de Clio | pt_BR |
dc.subject | História local - Assú - RN | pt_BR |
dc.subject | Identity and History teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Assú - RN - History teaching | pt_BR |
dc.subject | Sertão Potiguar - History teaching | pt_BR |
dc.subject | Açu Project under the eyes of Clio | pt_BR |
dc.subject | Açu Project under the eyes of Clio | pt_BR |
dc.subject | Local history - Assú - RN | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Roberg Januário dos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Identity and history teaching in Assu: a research experience in Sertão Potiguar. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2525-2534. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 18: Identidade e Alteridade: Sensibilidades e Subjetividades no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IDENTIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA EM ASSU - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdf | Identidade e ensino de história em Assu - Evento II Coloquio Int. de História GT 18 2010. | 123.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.