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Title: Gestão de relacionamento com o cliente em uma organização no Município de Sousa.
Other Titles: Customer relationship management in an organization in the Municipality of Sousa.
???metadata.dc.creator???: FAUSTINO, Bruna Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Rubênia de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Marconi Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
Keywords: Administração de Marketing;Estratégias de Relacionamento;Satisfação do Consumidor;Valor para o Cliente;Marketing Administration;Relationship Strategies;Consumer Satisfaction;Value for the Customer
Issue Date: 31-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FAUSTINO, Bruna Pereira. Gestão de relacionamento com o cliente em uma organização no Município de Sousa. 2023. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34320
???metadata.dc.description.resumo???: A gestão do relacionamento com o cliente é essencial atualmente, para criar um relacionamento entre a empresa e o cliente, visto que é fundamental para a organização conhecer e satisfazer as necessidades dos consumidores, através de estratégias assertivas, para se manter competitiva no mercado. O presente trabalho tem como objetivo analisar a gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa, em Sousa - Paraíba. A investigação apresenta-se como qualitativa, desenvolvida utilizando o método indutivo, sendo uma pesquisa de campo, bibliográfica e documental, realizada no ambiente de uma empresa de revenda de motocicletas, com finalidade de analisar a área de gestão de relacionamento, CRM. Para alcançar os objetivos propostos pelo trabalho, foram realizadas entrevistas individuais com o gerente do setor e o responsável pela área de TI, e aplicado um questionário aos colaboradores. Os resultados da pesquisa mostram que a organização consegue satisfazer as necessidades dos clientes e consequentemente obtém a retenção e fidelização dos consumidores, criando o relacionamento, e que atualmente o foco do consumidor não é somente o produto, sendo essencial a organização formular estratégias que auxiliem na retenção desses clientes.
Abstract: Customer relationship management is essential today to create a relationship between the company and the customer, as it is essential for the organization to know and satisfy consumer needs, through assertive strategies, to remain competitive in the market. The present work aims to analyze customer relationship management in a company, in Sousa - Paraíba. The investigation is qualitative, developed using the inductive method, being a field, bibliographic and documentary research, carried out in the environment of a motorcycle resale company, with the purpose of analyzing the area of relationship management, CRM. To achieve the objectives proposed by the work, individual interviews were carried out with the sector manager and the person responsible for the IT area, and a questionnaire was administered to employees. The research results show that the organization can satisfy customer needs and consequently obtain consumer retention and loyalty, creating relationships, and that currently the consumer's focus is not just the product, it is essential for the organization to formulate strategies that help in retention of these customers.
Keywords: Administração de Marketing
Estratégias de Relacionamento
Satisfação do Consumidor
Valor para o Cliente
Marketing Administration
Relationship Strategies
Consumer Satisfaction
Value for the Customer
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34320
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