Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFAUSTINO, B. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7706850308614494pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Rubênia de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, R. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0790230556773806pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Marconi Araújo.-
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee2BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.referee2IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.description.resumoA gestão do relacionamento com o cliente é essencial atualmente, para criar um relacionamento entre a empresa e o cliente, visto que é fundamental para a organização conhecer e satisfazer as necessidades dos consumidores, através de estratégias assertivas, para se manter competitiva no mercado. O presente trabalho tem como objetivo analisar a gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa, em Sousa - Paraíba. A investigação apresenta-se como qualitativa, desenvolvida utilizando o método indutivo, sendo uma pesquisa de campo, bibliográfica e documental, realizada no ambiente de uma empresa de revenda de motocicletas, com finalidade de analisar a área de gestão de relacionamento, CRM. Para alcançar os objetivos propostos pelo trabalho, foram realizadas entrevistas individuais com o gerente do setor e o responsável pela área de TI, e aplicado um questionário aos colaboradores. Os resultados da pesquisa mostram que a organização consegue satisfazer as necessidades dos clientes e consequentemente obtém a retenção e fidelização dos consumidores, criando o relacionamento, e que atualmente o foco do consumidor não é somente o produto, sendo essencial a organização formular estratégias que auxiliem na retenção desses clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleGestão de relacionamento com o cliente em uma organização no Município de Sousa.pt_BR
dc.date.issued2023-10-31-
dc.description.abstractCustomer relationship management is essential today to create a relationship between the company and the customer, as it is essential for the organization to know and satisfy consumer needs, through assertive strategies, to remain competitive in the market. The present work aims to analyze customer relationship management in a company, in Sousa - Paraíba. The investigation is qualitative, developed using the inductive method, being a field, bibliographic and documentary research, carried out in the environment of a motorcycle resale company, with the purpose of analyzing the area of relationship management, CRM. To achieve the objectives proposed by the work, individual interviews were carried out with the sector manager and the person responsible for the IT area, and a questionnaire was administered to employees. The research results show that the organization can satisfy customer needs and consequently obtain consumer retention and loyalty, creating relationships, and that currently the consumer's focus is not just the product, it is essential for the organization to formulate strategies that help in retention of these customers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34320-
dc.date.accessioned2024-02-05T18:12:22Z-
dc.date.available2024-02-05-
dc.date.available2024-02-05T18:12:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAdministração de Marketingpt_BR
dc.subjectEstratégias de Relacionamentopt_BR
dc.subjectSatisfação do Consumidorpt_BR
dc.subjectValor para o Clientept_BR
dc.subjectMarketing Administrationpt_BR
dc.subjectRelationship Strategiespt_BR
dc.subjectConsumer Satisfactionpt_BR
dc.subjectValue for the Customerpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFAUSTINO, Bruna Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCustomer relationship management in an organization in the Municipality of Sousa.pt_BR
dc.identifier.citationFAUSTINO, Bruna Pereira. Gestão de relacionamento com o cliente em uma organização no Município de Sousa. 2023. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34320pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Pereira Faustino - TCC (MONOGRAFIA) ADM CCJS 2023.pdfBruna Pereira Faustino - TCC (MONOGRAFIA) ADM CCJS 2023419.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.